sony-project-morpheus

Realidade virtual para o PlayStation 4. Esse é o propósito do Project Morpheus, que foi apresentado ontem (18) durante a Game Developers Conference.

Por enquanto, o projeto ainda é um protótipo, mas mostra a base do que será uma nova plataforma – indo além de ser um periférico -, mostrando ao mundo do que a Sony é capaz. O sistema é composto por dois elementos: a tela de cinco polegadas – ou os óculos -, e os sensores de movimento, similar à tecnologia presente no Move (giroscópios, acelerômetros, etc). Em outras palavras, é o “Oculus Rift” da Sony.

O Project Morpheus oferece uma imagem em resolução Full HD (960 x 1080 pixels para cada olho) em um campo de visão de 90 graus, além de som 3D envolvente. Por enquanto o sistema ainda exige conexões USB e HDMI, utilizando um cabo com aproximadamente cinco metros de comprimento. O sistema está em desenvolvimento há três anos, e durante o evento de ontem, a Sony executou uma demonstração do jogo God of War na perspectiva de primeira pessoa.

Esse é o primeiro protótipo do Project Morpheus

Esse é o primeiro protótipo do Project Morpheus

Inicialmente idealizado para ser compatível com o PS4, sua câmera, o  DualShock e o Move – e não descarte a possibilidade dele ser compatível com computadores, o Project Morpheus não tem previsão de preço, data de lançamento ou especificações técnicas reveladas. O mais importante do assunto é que alguns dos principais desenvolvedores de games já estão trabalhando com ele, como por exemplo Epic Games, Crytek, Autodesk, Unity, entre outros.

Via SonyPlayStation Blog