retroarch

O RetroArch é um daqueles aplicativos que é obrigatório para o seu tablet e smartphone, pois sua ideia é simplesmente espetacular. Ele basicamente transforma o seu smartphone ou tablet Android na máquina de jogos retrô dos seus sonhos, ou o “emulador dos emuladores”. Ele não só transforma o seu dispositivo em um emulador, mas sim em um sistema de entretenimento multiconsole.

O que o aplicativo faz é algo bem simples: em um único aplicativo, você pode rodar vários emuladores diferentes, para que você não precise desperdiçar espaço em seu dispositivo com vários emuladores, ou ter vários ícones na tela inicial do seu dispositivo. Desse modo, o RetroArch é a solução perfeita para quem quer rodas os jogos clássicos em seu smartphone ou tablet, tendo todos os consoles centralizados e ordenados.

A lista de consoles suportados é ampla, e mesmo que você não encontre os consoles mais novos, você vai ter diversão garantida por horas com os consoles listados abaixo:

– PlayStation 1 – PCSX ReARMed
– Super Nintendo – SNES9x Next
– NES, com o FCEUmm ou Nestopia
– GameBoy/GameBoy Color – Gambatte
– GameBoy Advance – VBA Next
– Máquinas arcade – Final Burn Alpha
– Neo Geo Pocket Color – Mednafen NGP
– Virtual Boy – Mednafen VB
– Mega Drive, Master System, Game Gear e Sega CD – Genesis Plus GX
– PC Engine e PC Engine CD – Mednafen PCE Fast
– WonderSwan Color – Mednafen Wonderswan
– Cave Story – NX Engine
– Doom 1, Doom 2, Ultimate Doom e Final Doom – prBoom

RetroArch-Genesis-Plus-GX

Como você pode ver, o volume de consoles suportados não é nada depreciável. É claro que você vai ter que fazer o download de um ou outro emulador que não está listado, como é o caso do Nintendo 64, mas de qualquer forma, a sua missão está bem facilitada com esse aplicativo. Para que os jogos funcionem nos emuladores, basta você buscar a respectiva ROM na internet, e colocar em uma pasta no smartphone (no cartão microSD, de preferência). Aí, é só iniciar o aplicativo, buscar a ROM e pronto. A única limitação aparente está nos jogos do PlayStation, onde é preciso fazer o ajuste da BIOS ao dispositivo.

Outro benefício do RetroArch é que ele suporta controles via USB ou Bluetooth, e quando jogamos com um controle externo, é possível ocultar os controles da tela, de modo que você vai contar com uma tela livre para visualização do jogo. E o que é melhor: o aplicativo é gratuito, sem nenhum tipo de propaganda vinculada ao serviço.

Download: 

RetroArch for Android