650_1000_android

O evento Google I/O está cada vez mais próximo, e os últimos vazamentos apontam o caminho que o Android deve seguir no futuro. Nesse caso, mais uma grande reformulação de design do sistema operacional, que responde pelo nome de Quantum Paper.

A futura versão do Android, que deve utilizar algum nome que comece com a letra “L” (pela ordem já estabelecida de nomenclatura – ordem alfabética) fará uso de uma nova linguagem de design que será comum ao Android e aos demais produtos, serviços e plataformas da Google.

Mesmo assim, veremos esse redesign da interface e dos aplicativos do Android antes no sistema do que em qualquer outro serviço da Google. Aos poucos, esse novo aspecto visual será implantado no restante das soluções da Google, incluindo os aplicativos disponíveis para iOS.

650_1000_quantum-paper-1

Pelo o que se sabe, o Quantum Paper estaria baseado no Polymer, uma iniciativa de design que a Google apresentou na Google I/O 2013, e que foi definida como “um conjunto de ferramentas para o design de sites web responsivos, através do uso de blocos pré-definidos, porém, personalizáveis”. Os responsáveis da equipe de designer já liberaram partes dessa iniciativa a algum tempo, de modo que é possível utilizar (por exemplo) uma ferramenta de design onde é possível ir compreendendo as mudanças que em breve poderiam chegar a todo ecossistema da Google.

nexusae0_Time_thumb

O redesign que é mostrado nas imagens capturadas não é na verdade muito diferente daquilo que já vimos nos últimos tempos na Google. De fato, a aparência atual do aplicativo do Google+ no Android é um bom exemplo de até onde pode ir o Quantum Paper. veremos se no evento Google I/O 2014 teremos a apresentação oficial dessa nova linguagem visual da Google.

Via Android Police