miipc-01

O site de financiamento de projetos via crowdfunding Kickstarter mais uma vez se torna o cenário de uma grande e promissora ideia de um produto de tecnologia. Dessa vez, apresentamos o MiiPC, que é mais um daqueles Mini PCs com sistema operacional Android voltado para aquele usuário que talvez já conte com um computador em casa, mas não quer gastar muito dinheiro em um novo desktop para atividades de entretenimento.

A grande vantagem desses Mini PCs é que eles podem se conectar a uma TV ou monitor dedicado, e com um mouse ou teclado, podemos ter um equipamento completo para as mais diversas necessidades. E o MiiPC pode ser o próximo a chegar ao mercado com a ajuda daqueles que apostam nas ideias bem sacadas na internet, ou nesse caso em especial, nos compradores em potencial.

Por enquanto, só podemos julgar a sua proposta pelo sucesso de sua campanha no site, uma vez que com apenas um dia de divulgação, eles já alcançaram os US$ 50 mil de objetivo para o projeto entrar em linha de produção. O MiiPC é um computador pessoal com sistema Android, totalmente adaptado para as tarefas de escritório. Suas funções poderiam ser similares ao do Raspberry Pi, outo computador com dimensões diminutas, porém, o MiiPC parece ser um produto mais amigável para os usuários que não são tão íntimos do mundo da tecnologia.

photo-main-miipc

O MiiPC deve chegar ao mercado internacional durante o verão do Hemisfério Norte, entre os meses de julho e setembro. O produto será concebido para que o usuário o utilize assim que retirá-lo da caixa, sem complicações. Em suas entranhas, vamos encontrar um processador Marvell New Armada dual-core de 1.2 GHz, similar ao que usa o Google TV, além de 1 GB de RAM, 4 GB de armazenamento interno (expansível via slot para cartões de memória), entre outras especificações.

Os criadores do MiiPC enfatizam que o produto pode ser ajustado para que os seus filhos menores possam utilizá-lo com segurança, com vantagens em relação aos desktops convencionais (com um aplicativo de controle adaptado dos smartphones incluso), focando ainda mais na ideia de dispositivo de entretenimento multimídia. O produto incorpora uma saída HDMI, oferecendo assim uma resolução Full HD e um receptor compatível com o Miracast. Outras conexões presentes são a entrada para microfone, porta Ethernet e 2 portas USB para mouse e teclado. Por fim, vem com aplicativos para Android e iOS para monitorar os aplicativos instalados no MiiPC, inclusive para saber quanto tempo cada um deles está em uso. Bom para saber quanto tempo o seu filho ficou estudando, ou conversando no Facebook.

Para aqueles que apostarem nesse projeto (que ainda pode receber doações na Kickstarter), o fabricante promete ofertar o MiiPC por US$ 89 no ato do seu lançamento.