650_1000_tattoo

Fazer uma tatuagem é uma responsabilidade muito grande. Afinal, é uma marca que você vai marcar na sua pele pelo resto de sua vida. A não ser que você queira pagar uma grande quantidade de dinheiro para eliminar a marca via laser, e com toda a dor que vem no pacote com o processo. Ok, agora essa parte de remoção da tatuagem pode ser mais simples e menos traumática, com um creme que promete eliminar as tatuagens sem dor.

O creme é parte de um projeto de pesquisa realizado por Alec Falkenham, da Universidade de Dalhousie (Canadá), e a ideia é poder eliminar a tatuagem através de um ativo que atua sobre os macrófagos, que são as células presentes nos tecidos que fazem parte do sistema imunológico. Esses macrófagos ‘capturam’ a tinta e as células mortas da pele, levando para os nodos linfáticos, eliminando-as do corpo. Porém, quando a tinta é em demasia, estas células não são capazes de eliminá-las, e por isso, se torna visíveis na pele.

650_1000_taz_tattoo_by_toast79-d2xttgw

O que o creme faz é ativar esses macrófagos, para que eles ‘comam’ todas as células com tinta, eliminando aos poucos a tatuagem, depois de várias aplicações. O processo leva um certo tempo, dependendo da intensidade da tinta e o tipo de pele da pessoa, mas é muito melhor do que usar o laser ou outras soluções.

Os primeiros testes foram realizados em orelhas de cerdos (que são muito parecidas com a pele humana), e os resultados foram muito positivos. O projeto está em fase avançado de desenvolvimento, mas não há uma data para o lançamento de um produto final ou comercializável. Mas quando esse momento chegar, com certeza o creme será um sucesso, uma vez que vai diminuir drasticamente os custos para o procedimento (eliminar uma tatuagem de 10 centímetros custaria aproximadamente US$ 4)

Via CBC News Canada