Chegou a hora. Chegou o dia. Finalmente, ele foi apresentado ao mundo. Um assustado Thorsten Heims anunciou hoje em Nova York que o BlackBerry 10 é oficial. O anúncio representa o relançamento de sua plataforma mobile, que foi reconstruída do zero (mas mantendo alguns elementos e características clássicas do antigo BB OS), que levou anos de desenvolvimento e alguns milhões de dólares para chegar ao mercado.

A primeira principal característica do BlackBerry 10 é a sua promessa de oferta de “multitarefa real”, como a própria BlackBerry descreve. Na demonstração do sistema, foi possível ver como os aplicativos abertos ficam dispostos de forma organizada, em quadrados lado a lado. Não só isso: esses mesmos apps abertos podem ser acessados com um simples gesto com o polegar. Todo o sistema foi pensado para que o usuário possa utilizá-lo na maior parte do tempo segurando o smartphone com apenas uma das mãos, graças ao BlackBerry Flow, e todos os aplicativos abertos funcionam em temo real, simultaneamente.

Outra novidade importante no BlackBerry 10 é a presença do BlackBerry Hub, que também pode ser acessado com um único gesto com os dedos. O Hub mostra todas as informações consideradas relevantes para o usuário, vindas dos contatos ou de redes sociais. No caso dos contatos, o usuário pode ver todas as informações disponíveis do mesmo, incluindo as atualizações nas redes sociais, em tempo real. Também é possível ver toda a atividade relacionada ao usuário em questão, e tudo isso em um local centralizado, com fácil acesso aos dados de outros usuários.

Não chega a ser uma grande novidade, mas a forma como o BlackBerry 10 apresenta a solução parece ser realmente mais simples, e deve agradar aos usuários que já são usuários dos smartphones da BlackBerry. Aliás, uma coisa que pode ser observada nas telas do sistema é que a empresa não abandonou por completo alguns aspectos visuais da interface BlackBerry que já conhecemos, como por exemplo tipos de fontes e formatos de telas de opções e seleção de itens.

Um dos principais pontos positivos da nova plataforma é o seu teclado, que foi radicalmente replanejado, e agora conta com um sistema de digitação inteligente, que promete ser muito eficiente. Mais até que o Swype. Explico: no lugar de ficar deslizando os dedos para escolher as letras e escolher as palavras, você simplesmente desliza com o polegar na primeira letra da palavra, que o teclado insere a palavra completa, na hora. É claro que o sistema conta com um dicionário extenso de palavras, e um sistema de previsibilidade que promete ser muito eficiente. Mas o que chama a atenção é que o recurso é compatível com múltiplos idiomas, e em tempo real. Por exemplo, se você começa a escrever uma frase em francês ou alemão, o sistema compreende que a sentença toda é naquele idioma.

O BlackBerry Balance combina os ambientes de uso pessoal e profissional, mas que ficam separados no dispositivo. Com um só deslizar de dedo, você pode acessar um ou outro ambiente, cada um com sua tela, e com a promessa que nossa privacidade está segura. Alguns aplicativos só poderão ser acessados no seu respectivo ambiente (profissional ou pessoal), e desse modo, eles ficarão bem separados para serem acessados de forma bem simples.

Já o BlackBerry Messaging foi atualizado, e agora conta com o recurso BBM Video, ou o sistema de videochamadas. Através dele, o usuário pode compartilhar a sua tela, permitindo que a outra pessoa da chamada possa ver a sua tela do dispositivo, permitindo que você ensine outra pessoa sobre os recursos do telefone, exiba as fotos registradas nas férias, ou até peça ajuda sobre algum problema aparente no smartphone.

A BlackBerry também informou que estava trabalhando no novo sistema para que ele fosse o mais integrado possível com as redes sociais. E cumpriram com o prometido, uma vez que o BlackBerry 10 conta com integrações com o Twitter, Facebook, LinkedIn e Foursquare. Além disso, eles esperam ter mais de 70 mil aplicativos disponíveis no ato do lançamento do sistema operacional, com muitos jogos e aplicativos importantes presentes, como Skype, WhatsApp, Angry Birds, Where’s My Water, entre outros.

Por fim, o BlackBerry 10 não é um sistema inovador, mas nas primeiras impressões passadas, parece ser um sistema rápido, ágil, simples de se operar e intuitivo. Não dá para dizer se a BlackBerry fez um bom trabalho, e se o sistema pode entrar na briga no mercado mobile. Tudo vai depender de outros fatores que podem estar acima de um bom sistema operacional, como por exemplo a estratégia de distribuição de produtos no mercado internacional, o preço dos novos smartphones, a oferta de aplicativos para os usuários, e principalmente, se ele vai ou não ser bem recebido pela comunidade mobile.

Todas essas perguntas começam a ser respondidas a partir de amanhã, quando os primeiros smartphones chegam às lojas dos Estados Unidos e Canadá.

Resumo das principais funcionalidades do BlackBerry 10:

  • · O BlackBerry® Flow, uma área de excelência da experiência BlackBerry 10 com a integração total dos seus recursos e aplicativos, ajudando você a concluir suas tarefas com mais eficiência e menos esforço. Por exemplo, você pode tocar o nome de uma pessoa que está na lista da sua próxima reunião para visualizar seu último tweet ou perfil do LinkedIn. Ou tocar a miniatura da foto que você acabou de tirar para abrir o editor de Imagens e rapidamente aplicar uma transformação ou filtro e compartilhar a nova imagem instantaneamente com seus contatos.
  • · Um teclado que entende e se adapta a você, aprendendo as palavras que você usa e como são usadas para depois sugerir essas palavras, aumentando a velocidade e precisão da sua digitação.
  • · O BBM (BlackBerry® Messenger), que permite compartilhar qualquer coisa com as pessoas da sua confiança em um instante. O BBM do BlackBerry 10 inclui chamadas de voz e chat com vídeo, e inclui a capacidade de compartilhar sua tela com outro contato BlackBerry 10.
  • · A tecnologia BlackBerry® Balance, uma solução elegante para manter aplicativos e dados do trabalho separados do seu conteúdo pessoal em dispositivos da BlackBerry.
  • · Time Shift, um recurso surpreendente para sua câmera que permite tirar fotos em grupo onde todos saem com seus olhos abertos e sorrindo. Story Maker, para reunir coleções de fotos e vídeos, além de músicas e efeitos especiais, e produzir um filme HD que você pode compartilhar instantaneamente.
  • · O novo navegador BlackBerry 10 é muito rápido e cria um novo patamar de suporte para o padrão HTML5 em smartphones. Os recursos de rolagem de tela e zoom são fluídos e respondem instantaneamente. O navegador inclui vários recursos avançados, com suporte para múltiplas abas, navegação privada, modo de leitor e integração com a plataforma para facilitar o compartilhamento de conteúdo.
  • · O BlackBerry® Remember, que combina anotações, tarefas e muito mais em uma experiência única. Esse recurso ajuda a organizar e administrar as informações ligadas a ideias e projetos armazenadas em seu smartphone, permite colecionar conteúdo como sites, emails, fotos, documentos e outros arquivos e depois criar tarefas, assinalar prazos e rastrear seu progresso. Para o smartphone BlackBerry 10 configurado com uma conta empresarial, suas Tarefas do Microsoft® Outlook® serão sincronizados automaticamente com o BlackBerry Remember pela rede sem fio. Se você configurou uma conta da Evernote em seu smartphone, o BlackBerry® Remember também pode sincronizar as pastas da Evernote.
  • · A tecnologia BlackBerry® Safeguard ajuda a proteger as informações mais importantes para você e sua empresa.
  • · Suporte integrado para Microsoft Exchange ActiveSync® para conectar e administrar seu smartphone BlackBerry Z10 ou BlackBerry Q10 como qualquer dispositivo ActiveSync da empresa, ou habilitar o BlackBerry® Enterprise Service 10 para oferecer acesso seguro ao email do trabalho, aplicativos e dados localizados atrás do firewall e aproveitar de outros recursos para administrar a mobilidade empresarial e a segurança.
  • · A loja BlackBerry® World™ já oferece 70.000 aplicativos para o BlackBerry 10 e um dos maiores catálogos de música e vídeo do universo móvel – com a maioria dos filmes chegando à loja no mesmo dia do seu lançamento em DVD. Além disso, o BlackBerry 10 já inclui os aplicativos do Facebook, Twitter, LinkedIn e Foursquare e os clientes BlackBerry 10 poderão acessar os melhores aplicativos do mundo inteiro. Os principais desenvolvedores de aplicativos, como a Disney, Cisco, Foursquare, Skype e Rovio, já estão trabalhando com a plataforma.