O mistério acabou. Ainda que a Nintendo tenha se centrado no controle para o Wii U, o console em si é que vai ser o próximo periférico que pode ocupar a sala de sua casa. Algumas de suas características principais são a possibilidade de sincronizar jogos com o seu controle, permitindo que você continue o jogo em sua tela de 6,2″, além de um rendimento gráfico elevado (a se julgar pelas imagens da coletiva, muito comparáveis com os gráficos do Xbox 360 e PS3), podendo finalmente contar com suporte à imagens HD.

Por enquanto, não há nenhuma ficha técnica do console para comparar as suas especificações, algo que deve ser anunciado em breve. Vale também o registro que o console é compatível com todos os acessórios atuais do Nintendo Wii. O suporte Full HD do Wii U é via HDMI (mesmo que a sua tela do controle não esteja em alta definição). O console também possui compatibilidade com cabos de vídeo componente, S-Video e vídeo composto. O modelo possui memória Flash interna, com a possibilidade de expansão através de cartões SD ou pendrives (há 4 portas USB 2.0 disponíveis), e o console vai trabalhar tanto com jogos via download quanto com discos ópticos (de 12 cm e de tipo proprietário), e os jogos do primeiro Wii são compatíveis com o novo console.

Tal como na primeira versão, a IBM é quem fornece o processador do console. A data estimada para o seu lançamento é compreendida entre 1 de abril até 31 de dezembro de 2012.

via Guardian UK