O Android 4.2.2 Jelly Bean começa a ser distribuído nos dispositivos Nexus (Nexus 7, Nexus 10). Os (poucos) usuários do Nexus 4 vão ter que esperar um pouco mais, mas mesmo assim, muitos afirmam que essa atualização que, em teoria, seria muito menor e que só contaria com correção de alguns erros, pode também oferecer algumas mudanças importantes, que apontam novas funcionalidades.

Começamos com algo que todo mundo já sabia: esta versão do Android conta com a correção de um bug no Bluetooth AD2P, que era uma dor de cabeça para os usuários que dependiam desse recurso. Mas, além disso, algumas outras melhorias foram detectadas. Uma das mais destacadas é uma pequena mudança na área de notificações. Quando fazemos o download de algum conteúdo e vemos as notificações, é possível ver uma barra de progresso daquilo que é baixado. A novidade é que essa barra vai incorporar um contador de segundos e a porcentagem do download. Dessa forma, podemos saber com mais precisão quanto tempo falta para o download ser concluído.

A segunda novidade é uma mudança do funcionamento nos botões que estão na área de notificações. Até agora, um toque no ícone de Bluetooth ou Wi-Fi era o suficiente para te levar para a área de configurações desses itens. Agora, além disso, você pode fazer um toque mais longo para ativar ou desativar o Bluetooth ou Wi-Fi. Teoricamente, essas duas funções seriam as únicas que funcionariam com o comando de toque longo, já que o mundo aivão dispensa qualquer tipo de configuração inicial. Se bem que o ideal seria se fosse o contrário: toque curto para ativar/desativar o recurso, toque longo para ajustar as configurações.

Por fim, eles adicionaram uma opção para ter uma maior segurança no modo de desenvolvedor. Agora, ao conectá-lo em um computador via USB, se temos a depuração ativada, vamos ter que dar permissão a esse computador. Essa tela de confirmação só poderá ser acessada se o telefone estiver desbloqueado, e caso o seu smartphone seja furtado ou encontrado por um desconhecido, e queiram manipular nesse modo, elas obrigatoriamente vão precisar saber a senha de desbloqueio do recurso para acessar nossos dados.

Entre as mudanças menores, há a inclusão de dois novos sons. Um para a recarga sem fio, e outro, para alerta de baixa bateria. Só resta esperar que os dispositivos da linha Nexus recebam essa atualização nos próximos dias.

Via Android Police