Com tantas redes sociais disponíveis no mercado, e todas elas voltadas para o uso em dispositivos móveis, a Microsoft entendeu que o mundo precisava de mais uma rede social. Por isso, apresentou a sua rede de agregamento de pessoas, a Socl.

Na verdade, essa rede foi anunciada no ano passado, mas só agora se torna pública, e apresenta novidades e melhorias em relação ao produto exibido em novembro de 2011. Antes de falar desses detalhes, vale lembrar que a Socl era originalmente uma fusão do Bing e uma rede social, uma aposta atraente que sobrevivia através do slogan “busque o que você precisa e compartilhe com todos”. Porém, muita coisa mudou em um ano, e novas plataformas interessantes apareceram (por exemplo, o Pinterest), o que fez com que a Socl mudasse um pouco o seu foco.

Na prática, temos uma rede que é uma espécie de “fusão” entre os designs do Bing, Facebook e Pinterest, e segundo os seus responsáveis, o serviço agora se define como “uma forma de democratizar o design e fazer posts harmoniosos”, algo que é possível ver em cada publicação, que está muito focada nas imagens.

Agora, a integração com o Bing funcuona de forma curiosa, atuando especialmente na forma como cada post ou publicação é composta na rede social. Primeiro, devemos selecionar uma categoria geral, como música, cinema ou animais (exemplos), e depois, colocar um título na postagem e um texto, se você assim desejar. Com isso, não apenas os nossos contatos na plataforma poderão ver, mas qualquer pessoa conectada pode chegar na sua publicação, através das palavras-chave que você colocar na postagem.

Outra característica evidente da Socl é que a rede possui a estética do Windows 8, e um design que vai ajudar a utilização pelos usuários que falam diferentes idiomas. Além de fotos, é possível adicionar vídeos, notícias e criar eventos nas postagens, além de poder conversar com outros usuários na rede, criar playlists musicais ou ver vídeos em um formato que lembra muito os “Hangouts” do Google.

Quer conhecer o Socl mais de perto? Clique aqui e visite a sua página oficial na internet.