A Panasonic apresentou na CES 2013 a HX-A100, a sua nova câmera esportiva HD, cujos pontos fortes estão no seu tamanho, sua comodidade e a resistência ao enfrentar situações adversas. Mas o elemento que realmente diferencia essa proposta está no fato que o seu sensor e a ótica são elementos separados do restante do dispositivo, permitindo assim reduzir o tamanho final do produto, e o que é melhor: podendo colocar a câmera em praticamente qualquer lugar.

A Panasonic HX-A100 vem com um periférico que se engancha nas orelhas, permitindo que você faça a gravação na sua perspectiva, sem a necessidade de montá-la em um capacete ou em uma mochila (apesar dessas duas opções também estarem disponíveis para o usuário). Some isso ao fato que ela é resistente à água (até 1.5 metro de profundidade, durante 30 minutos) e à poeira, e temos aqui uma das opções de câmeras esportivas HD mais práticas do mercado.

A parte da ótica está separada do restante da câmera por um cabo de 30 centímetros, e o peso total do conjunto é muito reduzido (apenas 30 gramas). Além disso, para deixar a sua experiência mais completa, a Panasonic HX-A100 conta com conectividade Wi-Fi, permitindo que você retransmita via streaming toda a sua ação, ao mesmo tempo que você realiza uma gravação em Full HD (1920 x 1080/60 fps), que pode ser interrompida a qualquer momento de forma simples, controlando essa gravação pelo smartphone ou tablet.

O único problema da HX-A100 (já que estamos nos acostumando a viver em um mundo onde “nem tudo é perfeito”) é a sua autonomia de bateria, e mesmo assim não podemos reclamar muito, já que estamos falando de uma câmera com dimensões muito reduzidas. O produto só possui 140 minutos de autonomia de bateria para gravação de vídeos em HD, e isso com o Wi-Fi desligado. Ou seja, sua jornada não poderá durar mais que uma hora, se você quiser registrar tudo e enviar para seus amigos em tempo real.

O preço e a disponibilidade da nova câmera de ação da Panasonic não foram revelados.

Via DPreview