citizenzuckerberg Conheça a Internet.org, a iniciativa do Facebook para fomentar a internet ao redor do planeta

A internet revolucionou nossas vidas em muitos aspectos, mas ainda que algumas vezes nos custe relembrar, essa mesma internet só chega a aproximadamente 1/3 da população mundial. Pois bem, poucos dias depois do lançamento do Project Loon da Google (que tem como objetivo lançar balões com conexão de internet para cobrir as zonas onde até então era impossível essa conexão chegar), o Facebook decidiu abraçar a causa, anunciando a sua iniciativa: a Internet.org.

Quem apresentou a Internet.org foi o próprio Mark Zuckerberg, que assume o projeto em parceria com empresas como Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera, Samsung e Qualcomm, que também pretendem facilitar o acesso à rede mudnal de computadores para aquelas pessoas que até agora não tinham acesso.

O grupo de empresas também pretende aumentar a eficiência do uso da rede de dados, inclusive com incentivos a empresários, para que eles possam tirar proveito dessa ferramenta conjunta.

Por enquanto, não há maiores detalhes sobre o projeto, e quais são os planos exatos que esse grupo de empresas pretendem executar. O máximo que foi indicado é que essas empresas utilizarão tecnologias que devem tornar as conexões consideravelmente mais baratas, como por exemplo telefones com valores acessíveis, mas com grande qualidade de fabricação e especificações técnicas.

Sobre a sua eficiência de conexão, eles também mencionam uma ferramenta de compressão de dados e sistemas de cache, que farão com que a rede não fique saturada nesses locais (de fato, o Facebook está trabalhando de forma mais insistente para reduzir o consumo de dados do seu aplicativo para Android, que hoje é de 12 MB, mas que pode chegar a apenas 1 MB por dia – em média).

Para saber mais sobre o assunto, basta conferir o vídeo abaixo.

 

Via The New York Times, Facebook, Facebook (link 2), Facebook (link 3), Internet.org