baterías-flexibles-797x600

 

O futuro sempre está chegando. Parece que nunca vamos ver todas as inovações diante dos nossos olhos, como produtos comerciais. Porém, não podemos negar que os esforços para que a nossa vida fique cada vez mais prática e funcional são grandes. Como por exemplo nesse caso dessa bateria flexível, que promete recarregar seus gadgets sem a intervenção de cabos.

Pesquisadores da Northwestern University de Chicago e da Universidade de Illinois desenvolveram uma bateria flexível, que pode voltar ao seu formato original a cada vez que dobra e torce o material. A melhor parte é que ela não para de funcionar enquanto é dobrada, o que permite uma maior autonomia de uso. Os pesquisadores idealizam a sua utilização em produtos eletrônicos de todos os tipos e até mesmo no corpo humano.

A bateria pode funcionar de modo contínuo por 8 ou 9 horas, e em diferentes situações. Para ser possível o seu conceito “flexível”, os pesquisadores aproximaram os seus conectores no material flexível a ponto que essas conexões ficassem muito juntas, a ponto que seu funcionamento não se interrompesse em caso de uma manipulação do material em diferentes formatos.

Seu funcionamento, voltagem e transmissão de energia é o mesmo de uma bateria normal de lítio no mesmo tamanho, exceto pelo fato que essa bateria flexível pode ter o seu tamanho alterado e reduzido em até 300%. Por enquanto, o único grande problema dessa bateria flexível está no seu ciclo de funcionamento: por trabalhar em alta capacidade, essa bateria tem uma vida útil de apenas 20 recargas. Mas isso é algo que os pesquisadores já trabalham para encontrar uma solução que permita que o produto chegue ao mercado no futuro.

Esse tipo de bateria pode ser utilizada principalmente em roupas eletrônicas, ou em conjunto com materiais têxteis ou flexíveis, que não podem ficar o tempo todo conectados a uma bateria convencional ou corrente elétrica com fios.