teclado-realidade-virtual-01

Os teclados virtuais já existem a algum tempo no mercado, mas ainda não conquistaram o grande público. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade Mälardalen (Suécia) trabalham em um conceito diferente, baseado nos óculos de realidade aumentada.

No lugar de depender de um pequeno acessório posicionado em uma superfície, projetando as imagens do teclado, o protótipo apresentado pelo professor Lars Asplund e sua equipe consiste em duas pulseiras que analisam os movimentos do dedo, a partir do pulso. Na teoria, com essas pulseiras e um óculos como o Google Glass (por exemplo), o usuário pode manipular um teclado virtual em qualquer lugar. O sistema também funciona como um mouse, reconhecendo os gestos no ar.

teclado-realidade-virtual-02

Ainda não há um design definitivo para o produto. O que você vê nas imagens são o conceito do produto. O mais provável é que a versão definitiva do produto não fique presa nas mãos, e sim, no pulso, tornando o conceito muito mais cômodo.

Por enquanto, Asplund e sua equipe busca financiamentos para o projeto, que pode ser uma realidade em até um ano. Abaixo, um vídeo que mostra o conceito em ação.

 

Via Gizmag