Você pode não acreditar, mas você pode sim ser reembolsado pela não utilização de qualquer versão do sistema operacional Microsoft Windows que vier em algum equipamento novo que você comprar. Não são poucos os casos no exterior de pessoas que obtiveram sucesso nesta estratégia, e no caso específico do Brasil, a lei brasileira oferece mais um item para ajudar o consumidor: no Brasil, é proibida a venda casada, e marcas como a Lenovo, que só vendem o seu computador com o sistema da Microsoft instalado, pode entrar nesta regra. De modo que, cada comprador acaba tendo que pagar pelo valor do sistema operacional pré-instalado no valor final da máquina.

Mas, o mais importante (que a maioria dos usuários não sabe) é que o contrato de utilização do Windows prevê a devolução do valor, caso você não concorde com os termos estabelecidos no contrato. E o que você precisa fazer para recusar o sistema Windows e ser reembolsado pela empresa de Bill Gates? Simples: simplesmente não utilize o sistema quando o equipamento chegar até você! Caso você não ative a chave de produto que acompanha o software, você automaticamente mostra que não está concordando com os termos do produto ali instalado. É claro que você vai enfrentar uma baita burocracia e chá de cadeira do fabricante/distribuidor do equipamento, mas o sacrifício vale a pena. Como está previsto nos termos, a Microsoft vai reembolsar você em depósito em conta indicada por você, relativo ao valor da versão Windows que veio junto com o equipamento.

Para os adeptos do software livre, esta já é uma prática bem comum, mas para muita gente, esta notícia pode até soar como novidade. Vale a pena destacar como exemplo prático o caso de Otto Teixeira, 26 anos, que recentemente conseguiu o reembolso do valor do SO WIndows na compra de um netbook da Lenovo.

Leia a entrevista na íntegra: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/ele-rejeitou-o-windows-e-foi-reembolsado-24032010-34.shl

Sugestão de post enviada via Twitter por Paulo Fagundes Santos: http://www.twitter.com/pauloesantos