Que se pasa, Apple? Desaprendeu mesmo?

O smartphone que vendeu mais de cinco milhões de unidades no primeiro final de semana de mercado começa a receber reclamações proporcionais ao volume de produtos vendidos. E, dessa vez, os problemas não estão ligados ao iOS 6, mas sim, aos detalhes físicos do produto. E, se no iPhone 4 nós tivemos um “Antennagate”, onde um simples bumper resolvia o assunto, dessa vez, parece que o buraco é um pouco mais embaixo. Apresento para vocês aquele que é chamado de “Scuffgate”.

O negócio é o seguinte: alguns usuários do novo iPhone 5 (na verdade, um grupo de consumidores que já preencheram mais de 100 páginas dos fóruns de discussão do MacRumors em apenas três dias) estão reclamando da fragilidade do material adotado pela Apple para o acabamento do novo smartphone, informando arranhões e amassados no produto antes mesmo deles serem retirados da caixa.

Os usuários relatam que os modelos com cor preta são os que mais apresentam esses amassados. A foto acima foi registrada pelo site BGR.com, que mostra um sério dano físico na região da antena do smartphone. É difícil medir pela foto se esse é um problema de transporte ou de armazenamento em estoque, uma vez que, teoricamente, os modelos são armazenados seguindo um controle de qualidade relativamente rígido. A possibilidade mais aceitável é de uma montagem do produto mal feita, e aí, isso fica por conta da Foxconn. Mas… a Apple não está supervisionando isso?

Outro problema detectado pelos compradores do iPhone 5 é o vazamento da luz da tela em pontos específicos do smartphone. Alguns modelos do telefone estão apresentando esse vazamento de luz entre o vidro do display e a parte de alumínio que envolve a antena. De novo, o pessoal do BGR.com confirmou o problema com a sua unidade de testes, e ainda não é possível determinar se é um problema isolado (de algumas poucas unidades) ou genérico (com muitas unidades problemáticas).

Vários membros do fórum do site MacRumors informaram o mesmo problema. Alguns deles reclamaram nas lojas da Apple, e receberam novos smartphones (não recondicionados). Outros usuários reclamam que, mesmo quando o smartphone foi substituído, o modelo recebido apresentava o mesmo problema.

Seria esta uma falha de projeto? Ou é uma montagem mal feita pelo pessoal da Foxconn? Seja como for, a Apple deveria ficar de olho no que está acontecendo. Até agora, a empresa não se pronunciou oficialmente sobre os problemas. Mas esperamos que sejam resolvidos o mais depressa possível.

Via BGR.com, MacRumors, BGR.com, MacRumors