Old-vs-New (7)

Como o novo smartphone Galaxy S5, a Samsung estreou uma nova fase de um dos seus principais trunfos para atrair os consumidores para os seus smartphones. Uma nova versão da interface TouchWiz foi lançada, oferecendo uma aparência visual simplificada e moderna, novas funcionalidades e propostas de uso, e a promessa de um melhor desempenho para o dispositivo.

A TouchWiz é considerada essencial para o sucesso dos smartphones Android da Samsung. Amada por muitos, odiada por outros tantos, a verdade é que essa interface ajudou e muito a alavancar as vendas dos dispositivos da Samsung, e a nova versão deve manter essa esteira de sucesso. Mesmo sem trazer uma reformulação tão profunda como muitos esperavam.

Alguns rumores antes do início da Mobile World Congress 2014 davam conta que uma das exigências da Google para fechar a parceria colaborativa com a Samsung (anunciada a algumas semanas) era justamente simplificar a TouchWiz, de modo que ela se aproximasse um pouco da proposta da Google para a interface de uso. E, pelo o que podemos ver nas imagens desse post, isso não aconteceu.

Old-vs-New (1)

Apesar dos gráficos ficarem com linhas mais simplificadas, com gráficos planos – seguindo uma tendência geral do mercado, no que se refere ao design -, a proposta geral da TouchWiz se mantém a mesma. Alguns pontos foram abordados de forma diferente, e essa é uma evolução muito interessante para o software (felizmente). Por outro lado, quem já utilizava a interface da Samsung, não terá dificuldades em interagir com a nova proposta. Não foram feitas mudanças muito radicais nesse aspecto.

Como disse, algumas poucas adições e mudanças podem ser percebidas. Por exemplo, o ícone de câmera já na tela de bloqueio, os ícones mais “chapados”, sem efeitos tridimensionais nos gráficos, e fontes principais com uma proposta mais arredondada, algo que aproveita melhor a tela Full HD presente no Galaxy S5.

Old-vs-New (5)

Alguns pequenos pontos de aproximação com o Android “puro” podem ser percebidos, como por exemplo o ponto de atalho para ferramentas e widgets na tela de aplicativos, além da eliminação das abas de navegação de apps e widgets. Isso é algo interessante, pois de certa forma “universaliza” a experiência de uso, mesmo que em um pequeno detalhe.

Old-vs-New

Outra mudança destacada é o novo discador, que prioriza a cor branca, algo que já está presente em outras interfaces Android de smartphones concorrentes.

Old-vs-New (4)

Aqui, a nova proposta de visualização das áreas de aplicativos disponíveis.

Old-vs-New (3)

E aqui, uma das mudanças mais radicais da TouchWiz (e, felizmente, uma mudança para melhor). A área de configurações dos smartphones da Samsung sempre foi muito carregada, com mais palavras do que o necessário. A partir de agora, tudo o que você precisa está em uma tela com ícones, com clara identificação visual. Muito mais bonito e elegante.

O comparativo completo da velha e da nova TouchWiz você pode ver no post do site Phone Arena.