Windows 10 de graça

 

O programa de atualização gratuita para o Windows 10 a partir do Windows 7 e Windows 8.1 chegou oficialmente ao fim em 29 de julho de 2016. Porém, quase um ano depois, a atualização gratuita segue funcionando perfeitamente, com os servidores da Microsoft dedicados à ativação do sistema continua validando as instalações.

É claro que a Microsoft quer aumentar a cota de mercado do Windows 10, alcançara marca de 1 bilhão de dispositivos ativos e acabar com o reinado do Windows 7. Logo, não é estranho ver o Windows 10 de graça ainda em funcionamento.

Nesse post, mostramos formas de você conseguir o Windows 10 de graça e de forma legal. Para todos os casos, é necessário contar antes com uma licença válida do Windows 7 e/ou Windows 8/8.1 para validar essa instalação.

 

 

Atualização

 

Esta é a forma mais simples de se obter o Windows 10. O processo é bem simples e conserva aplicativos, configurações e dados de usuário, mas é recomendável fazer uma cópia de segurança do sistema e/ou dados previamente. Uma vez o backup pronto, siga os passos:

 

1. Acesse o site dedicado ao Windows 10 e faça o download da ferramenta de criação de mídia.
2. Execute a ferramenta e escolha o método de atualização. O software vai baixar arquivos necessários e preparar o equipamento para a atualização.
3. O assistente vai concluir a instalação, atualizar o equipamento para o Windows 10 e validar o sistema conectando com os servidores de ativação da Microsoft.

 

 

Instalação limpa

 

Instalar o Windows 10 do zero é outra opção para obter o sistema operacional de graça. A vantagem em relação à atualização é que poderemos instalar o sistema a qualquer momento e em qualquer equipamento compatível que atende os requisitos básicos de hardware, além de evitar possíveis incompatibilidades de aplicativos instalados ou bloatwares de fabricantes.

Repita os passos descritos no método de atualização, mas selecione a criação de mídia de instalação, escolhendo idioma, edição do Windows e sua arquitetura. Prepare a mídia em pendrive ou DVD, ou faça o download da IOS do Windows 10 para uma gravação posterior, ou para utilizá-la em uma máquina virtual.

Para quem vai usar um pendrive, é recomendável usar uma porta USB 2.0, pois apesar de ser mais lenta, é mais compatível e menos sujeita a problemas na hora da instalação do sistema operacional.

O aplicativo vai começar a instalar o Windows 10 pela mídia escolhida.

Também vale a pena baixar a ISO do Windows 10 e gravar na sua mídia preferida em um momento posterior, com a ferramenta de sua preferência.

Uma vez encerrada a instalação e para validar a cópia do Windows 10, vá em Configurações > Atualização e Segurança > Ativação. Lá, ative o sistema com a chave do produto válida do Windows 7/8/8.1.

 

Tecnologias de Assistência

 

A Microsoft anunciou como exceção para o Windows 10 grátis os usuários com problemas de visão ou audição que necessitam das tecnologias de assistência.

Os usuários com problemas visuais ou auditivos podem obter a atualização para o Windows 10 grátis nesse link. A página está disponível para qualquer usuário, e uma vez instalado é possível reverter os ajustes de acessibilidade para as configurações padrão.

A Microsoft não anunciou uma data para o fim dessa exceção.

 

Windows 10 em equipamentos novos

 

Se você montou um PC e não tem licença válida, ainda tem uma forma econômica de conseguir o Windows 10, onde é possível conseguir comprar as chaves de licença do Windows 7 a preços muito baixos.

Algumas são tão baratas que muitos duvidam de sua legalidade. Porém, a maioria é válida, e podem ser usadas no caso de uma instalação limpa do sistema operacional.