link

Clicar em um link é algo tão natural, que nem pensamos. Mas em alguns casos corremos o risco de abrir um script ou página maliciosa, que quer infectar o nosso dispositivo.

Além de contar com um bom firewall e antivírus, não é uma má ideia você usar o bom senso e verificar os links antes de acessá-los.

Nesse post, mostramos algumas soluções que ajudam nessa tarefa.

 

VirusTotal

O VirusTotal é um dos serviços mais populares, já que utiliza os motores de análise de dezenas de antivírus para comprovar a segurança de um arquivo ou link. Pode ser facilmente integrado ao Chrome, Firefox ou Internet Explorer via extensões.

 

URLVoid

O URLVoid combina os resultados de várias listas negras e serviços de reputação para indicar se uma URL é recomendável ou não. Pode ser integrado ao Google Chrome via extensão (que também analisa links via VirusTotal e outros verificadores online).

 

Google Transparency Report

Os navegadores atuais avisam se uma página está na lista negra da Google. Para você comprovar um site ou link específico por conta própria, você pode recorrer ao Google Transparency Report.

O serviço mostra os motivos pelos quais uma página está na lista negra da Google, ou se não está na lista. Pode ser pelo não uso do HTTPS por padrão, por solicitar muitas informações do usuário por cookies ou scripts, ou porque está infectada.

 

Kaspersky VirusDesk

O Kaspersky VirusDesk permite a verificação da reputação de arquivos e links online. No caso de páginas e sites web, ele informa se sua reputação é boa, ruim ou se não tem dados suficientes para oferecer um veredito.

 

AVGThreatLabs

O AVGTreathLabs mostra estatísticas e links que se mostram seguros ou não, além de permitir que façamos nossas próprias buscas. Com uma URL específica ou com o nome do site, ele exibe um relatório se o item está ou não em sua base de dados.

 

Quttera

No site do Quttera é possível analisar links de sites para indicar se estão ou não infectados com malwares. As análises podem ser em tempo real ou programadas, oferecendo resultados. E de forma gratuita.

 

PhishTank

O PhishTank é um site especializado em phishing, ou roubo de dados pessoais suplantando a identidade de bancos ou órgãos públicos. Ele verifica se um link é confiável ou se suplanta a identidade de outra empresa. Contas com uma extensão para o Firefox.