O Windows 10 oferece uma série de opções para reparar diferentes elementos do sistema, incluindo os aplicativos instalados no equipamento.

O recurso pode ser muito útil, já que ajuda a reparar um aplicativo que se comporta de forma errada, evitando uma desinstalação e reinstalação. Porém, a maioria dos usuários não sabem que esse recurso existe.

Nesse sentido prático, vamos indicar como você pode acessar a funcionalidade, nos passos a seguir:

 

– Na barra de buscas do Cortana, digite Configuração, e pressione ENTER.
– Acesse Aplicativos e Características.
– Selecione o aplicativo que você quer reparar e entre em Opções Avançadas.
– Uma vez ali, você tem as opções Reparar e Restaurar. A primeira tenta corrigir o aplicativo sem perder qualquer dado. A segunda dá um reset no aplicativo, o que significa perder toda a informação.

 

 

Se o aplicativo não volta a funcionar normalmente com qualquer uma das duas opções, não há outra alternativa a não ser desinstalar e reinstalar o aplicativo. Uma medida drástica, que deve ser sempre a sua última opção.

Normalmente essa reinstalação resolve os problemas e fará com que o aplicativo volte a funcionar. Mas sempre existe a possibilidade de que seu mau funcionamento se deva por um problema intrínseco e que nem esse processo resolva, e isso e algo que você precisa levar em consideração.