Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como usar o mesmo gestor de senhas em todos os seus dispositivos

Como usar o mesmo gestor de senhas em todos os seus dispositivos

Compartilhe

Usar um gestor de senhas é uma sábia decisão para a sua segurança digital, além de ser uma solução para os internautas mais desorganizados ou desmemoriados. E nem é culpa sua não lembrar de tantas senhas neste caso.

Nós temos muitas contas online, e lembrar de todas as credenciais é algo humanamente impossível. Isso torna a missão de criar senhas fortes para cada serviço algo ainda mais impossível para qualquer pessoa normal. Então, os gestores de senhas existem para isso.

Neste artigo, vou mostrar como você pode utilizar gestores de senhas em todos os dispositivos conectados que você possui. E a solução é tão simples, que você vai querer me comprar um salgado quando me encontrar na rua.

 

Por que usar um gestor de senhas universal?

A principal vantagem é ter um acesso segundo às senhas em qualquer dispositivo, independente do sistema operacional. Para quem usa o Windows, macOS, iOS e Android, a dica é uma mão na roda.

É um software que funciona mais ou menos da mesma forma nas mais diferentes propostas, e o seu processo de instalação envolve a adição de extensões nos navegadores e apps nativos nos sistemas operacionais.

Você pode usar o gestor de senha que quiser, mas a plataforma que vou utilizar hoje para nosso exemplo é o Proton Pass, que é de graça, de código aberto e focado na privacidade.

Sempre vale a pena pesquisar e escolher o gestor de senhas de sua preferência, ou aquele que melhor vai se adaptar às suas necessidades. Alternativas de softwares que cumprem bem com o seu papel estão disponíveis, como são o 1Password, Bitwarden, LastPass e Dashlane.

Além da segurança, esses gestores de senhas oferecem funcionalidades como a geração de senhas fortes de forma automática (ou manual, seguindo os critérios de cada usuário) e a sincronização de dados pessoais. Alguns também suportam passkeys para autenticação biométrica.

A partir de agora, vou mostrar o passo a passo na instalação desse gestor de senha, considerando os diferentes sistemas operacionais disponíveis.

 

No computador

É no computador que a extensão no navegador web ganha protagonismo. Os principais softwares para a exibição de páginas de internet do mercado (Chrome e Firefox) são compatíveis com esse software, facilitando o acesso e gerenciamento de contas e senhas online.

Com isso em mente, e usando o Proton Pass como exemplo, veja como você pode ter suas senhas sincronizadas no navegador que você costuma usar.

Faça o seguinte:

  1. Vá para o site do gerenciador de senhas.
  2. Quando solicitado, instale a extensão do navegador.
  3. Inicie sessão a partir da extensão.

A partir de agora, você pode preencher automaticamente suas senhas e salvar novas senhas em seu gerenciador favorito.

Também é possível instalar o aplicativo de gerenciamento de senhas de forma direta no sistema operacional. No caso do Proton Pass, ele conta com apps para Windows, macOS e Linux.

 

No iPhone

No caso do iOS, dá para configurar o gestor de senhas adicional ao iCloud, oferecendo o preenchimento automático de credenciais em aplicativos e navegadores. Neste caso, o Face ID segue como principal elemento para desbloquear contas.

Para configurar um gestor de senhas alternativo no iOS, faça o seguinte:

  1. Instale seu aplicativo gerenciador de senhas. No meu caso, baixei o Proton Pass.
  2. Inicie sessão na aplicação com a sua conta.
  3. Agora acesse as configurações do iOS, toque em Senhas e desbloqueie o chaveiro com seu rosto ou impressão digital.
  4. Toque em Opções de senha.
  5. Na lista, selecione o gerenciador de senhas que você deseja tornar padrão.

Lembre-se de desativar o gestor de senhas do iCloud se não quiser combinar os dois serviços.

 

No Android

O procedimento de configuração no Android é o mesmo adotado no iPhone, onde você precisa fazer o download e a instalação do gestor de senhas, fazer login e definir como serviço de preenchimento automático nos ajustes do sistema.

Feito isso, basta seguir estas instruções:

  1. Vá para Configurações do Android.
  2. Vá para Configurações adicionais > idiomas & Entrada de texto.
  3. Lá, toque em Serviço de preenchimento automático.
  4. Selecione o serviço de senha que você deseja usar por padrão.

Compartilhe