android-n-teaser

De um modo geral, pacotes para desenvolvedores são considerados como algo ‘intocável’. Mas alguns valentes se atrevem a testá-los em seus smartphones. A Google está facilitando o processo para quem quer ser um ‘beta tester’, e esse post mostra o caminho das pedras para você testar a última beta disponível do Android N.

 

O que é o Programa Beta do Android?

O programa permite o teste das versões do Android antes que elas se tornem públicas e disponíveis para os demais mortais. A ideia aqui não é satisfazer a sua curiosidade, mas sim informar ao Google sugestões e alertas de falhas detectadas. É possível essa comunicação através do menu de Ajustes do seu dispositivo, através da comunidade oficial de beta testers no Google+, ou usando um formulário específico.

Leve em consideração que estes pacotes (que chegam via OTA a cada quatro ou seis semanas) não são definitivos, estão em plano de desenvolvimento, e podem ter falhas de sistema ou defeitos que podem afetar o funcionamento do seu dispositivo.

 

Como começar no programa?

android_beta_group_2x

Para ingressar no programa de beta testers, basta cumprir dois requisitos (um simples, e outro mais complicado): ter uma conta da Google (basta acessar o site do programa para ter uma), e contar com um dos dispositivos compatíveis com o Android N nesse momento (Nexus 6, Nexus 9, Nexus 5X, Nexus 6P o Nexus Player, General Mobile 4G (Android One) e Pixel C). Fora disso, o Sony Xperia Z3 também é compatível com o software.

Pode demorar até 24 horas até você receber as atualizações já com o Android N (a partir do seu cadastro no site do programa de beta testers). Se o prazo expirar e você não receber notícias, você pode verificar manualmente em Ajustes > Informação > Atualizações do Sistema.

 

O que fazer para deixar de ser um beta tester?

Você pode abandonar o programa de beta testes se quiser. Para isso, basta visitar a mesma página de cadastro e selecionar “dar baixa no dispositivo”. Depois disso, uma atualização (também via ORA) chegará ao seu dispositivo, apagando todos os seus dados de usuário, e instalando a última verão pública disponível do Android. É fundamental que, antes disso, você faça uma cópia de segurança de todos os seus dados, já que você vai perder tudo depois de dar baixa. Caso contrário, você terá um desgosto imenso.

Aqui está o caminho das pedras. A Google entrega tudo de bandeja para você testar antes de todo mundo as novidades do Android. O maior problema é mesmo ter ou não alguns dos dispositivos compatíveis com o programa. E reforçamos: os pacotes ofertados são versões que nãos ão 100% estáveis, e que podem conter falhas. Você está instalando tudo por sua conta e risco, e conscientes de eventuais problemas.

Para mais informações, acesse a página do Programa de Beta Testers do Android.