sabre de luz

 

Todo mundo sabe o que é um sabre de luz: uma empunhadura que libera um feixe de energia de plasma. O que poucos sabem é a sua origem, e como criar um no mundo real.

O sabre de luz tem uma origem bem curiosa. Ele não foi criado do zero, fruto da criatividade de um designer ou mente criativa. Foi uma transformação de um gadget do passado: uma velha câmera fotográfica.

Uma dessas câmeras com flash integrado em uma das laterais, mas a integração da época passava por criar um dispositivo para sustentar o elemento luminoso: a empunhadura da arma.

 

 

Nessa estupenda peça, o decorador Roger Christian encontrou a conexão entre o suporte do flash da câmera da Graflex de 1940 e a empunhadura do sabre de luz. A peça foi comprada em uma pequena loja de fotografia em West End de Londres, e custou apenas US$ 15.

A peça passou por modificações importantes até chegar ao sabre de luz que conhecemos hoje. O mais curioso é que o item chegou a valer US$ 250 mil, valor pago por um museu de Seattle.

 

 

Do ponto de vista dos colecionadores de câmeras, a descoberta transforma o produto em uma verdadeira mina de ouro. O eBay terá várias dessas câmeras com preços astronômicos nos próximos dias.