xxoc6vsiqyyuhzklfivj

A tela inicial do Windows 8 (estilo Metro) não é perfeita, mas com alguns poucos ajustes e alguns downloads ela pode ser bem útil. Nesse post, temos algumas maneiras de tornar essa tão polêmica tela algo mais funcional e interessante.

Adicionar widgets e acessos diretos, com o Start Screen Unlimited

n9y0ovmegerohrgtedqf

Os widgets do desktop desapareceram no Windows 8, mas existem alguns itens básicos que podemos trazer de volta, com a ajuda de software de terceiros. O Start Screen Unlimited adiciona widgets que mostram o status da bateria, informações sobre o WiFi, atalhos para desligar o computador, um pequeno calendário, entre outros.

O aplicativo é altamente personalizável. No menu de acesso direto, por exemplo, é possível desligar, reiniciar ou hibernar o computador com um simples botão. Até a atualização para o Windows 8.1, essas opções estavam bem escondidas dentro dos menus. Outro item que voltou a ser bem mais acessível é o Painel de Controle.

Colocar as tarefas em primeiro plano, com o To-Do Prime

ygflb05x9xjkcvtbui8o

No Windows 8.1, já é possível mudar o tamanho dos blocos da interface. Isso é particularmente útil para os aplicativos de gerenciamento de tarefas. Até que serviços tão populares como o Wunderlist ou Google Keep não contem com aplicativos específicos para o Windows 8, o To-Do Prime é uma boa alternativa. Ele permite a criação de blocos com uma lista determinada de tarefas, para que você conte com esses apps sempre ao seu alcance.

Adicione o seu calendário da Google em um bloco, com o Gmail Calendar

sbybuqhs3vfhkl186gae

O aplicativo de calendário nativo da Microsoft funciona bem, se você utiliza os serviços do ecossistema Windows. Para quem depende dos serviços da Google – e, por tabela, do Gmail Calendar -, podem integrar esse calendário manualmente no Windows 8, mas é mais simples utilizar esse aplicativo, que funciona bem melhor. =

Monitore o nível de bateria, com o Battery Level

Nem todos os equipamentos contam com um bom sistema para informar quanto tempo de bateria ainda está disponível. O Battery level é um útil widget, que mostra a porcentagem restante, em tempo real. O aplicativo é compatível com Windows 8.1, e seu tamanho pode ser ajustado, para que não ocupe muito espaço na tela.

Dê uma chance para a interface Metro

h3tgdss6vkahe5spn2vp

O Windows 8 melhorou muito, e realmente vale a pena estudar a fundo os benefícios que a interface Metro tem para oferecer. As janelas de calendário e e-mails, por exemplo, são bem úteis. Minha última recomendação é que você dedique algum tempo para estudar a interface do Windows 8 em detalhes. Não é para todo mundo, mas certamente o sistema esconde surpresas muito agradáveis.