foto-commodore-64

O Commodore 64 era o melhor computador de 8 bits da sua época – ou pelo menos tinha gente que acreditava nisso, e outros tantos que não -. Debates à parte, fato é que uma das coisas que chamava a atenção nesse computador era a sua capacidade gráfica, considerada assombrosa para a época.

O tempo passou, e hoje temos resoluções de 2K, 4K ou 8K, e parece ser algo ridículo lembrar os gráficos do C64. Porém, eram bons o suficiente para se destacar dos demais. Agora, um serviço web chamado C64Yourself pode simular como uma foto que você gosta seria reproduzido pelo Commodore 64.

O C64 contava com dois modos gráficos de baixa resolução, e dois modos ‘bitmapped’. A maioria dos jogos da época eram de baixa resolução multicolor (160 x 200 pixels, 40 x 25 caracteres com quatro cores para cada bloco de 8 x 8 caracteres), mas existia um modo de ‘alta resolução’ (320 x 200 pixels, duas cores para cada bloco de 8 x 8 caracteres).

O resultado é bem limitado em relação ao da foto original, mas mesmo assim é possível reconhecer fotos históricas e famosas, mostrando que o Commodore 64 era realmente especial para a sua época. Pode ser que não nos sirva para fazer um grande poster, mas como avatar para uma identidade digital, a ideia é bem interessante.

A seguir, alguns exemplos de fotos famosas repaginadas pelo Commodore 64.

foto-commodore-64-02 foto-commodore-64-03 foto-commodore-64-04

Via PetapixelC64Yourself