A Netflix decidiu abrir as portas dos seus escritórios em Los Angeles, Califórnia (EUA), para mostrar como a empresa trabalha em áreas específicas de produção de áudio e vídeo para suas produções originais.

A primeira sala mostra como eles trabalham especificamente com o tratamento de imagem. Em um pedestal, uma câmera da marca RED fica apontada para uma carta colorida, e uma ferramenta mede a qualidade do HDR. Em um monitor, são vistos dois quadros de um episódio de Jessica Jones, um sem correção de cores, e outro com a cor já modificada.

 

 

Tudo é parte de um processo educativo. A Netflix não se envolve nas filmagens, mas procura entender o que há por trás das novas tecnologias de filmagem para dialogar com os criadores, ajudando a melhorar e proteger as criações.

Uma das novas tecnologias de imagem em estudo é justamente a HDR. A Netflix já conta com mais de 3.000 horas de conteúdos com HDR no seu catálogo, e quer entender como tudo funciona para virar uma espécie de consultora na parte técnica.

 

 

A segunda sala é a de áudio, mostrando como é possível modificar uma mixagem. Jessica Jones se reproduz com a tecnologia Dolby Atmos, que tem um comportamento de adoção similar às TVs 4K quando começaram a ser comercializadas.

Em Jessica Jones, apenas os diálogos são registrados nos sets de gravação. A maioria dos efeitos de áudio, trilha sonora e até som dos passos de um ator, golpes de luta e explosões acabam entrando em uma grande mesa de som, onde é feita a mixagem final.

 

 

Agora… o que a Netflix faz com o conteúdo que é visto em TVs HD ou Full HD, ou em celulares com fones de ouvido com qualidade mediana?

A preocupação da Netflix é a mesma para todos os formatos. A ideia é que todos recebam uma excelente experiência de consumo, independente do dispositivo ou do tipo de conexão que vão utilizar.

 

 

Tudo é feito de forma colaborativa. A Netflix quer que os diretores tirem o melhor proveito de tudo isso, com a consciência que o consumidor é a ponta final do processo. E o serviço de streaming quer que tudo aconteça da melhor forma possível.