iphone

A Apple admitiu no começo da semana que está reduzindo o desempenho de alguns modelos de iPhones com o passar do tempo, em função da bateria do dispositivo.

O recurso foi integrado ao iOS, e a Apple faz isso para suavizar o consumo de bateria para evitar que as mesmas sofram de desligamentos repentinos.

Agora, muitos usuários se perguntam se o seu iPhone foi afetado pelo recurso. Baterias com mais de 500 ciclos de carga podem ter se desgastado a ponto de não mais poderem gerenciar a quantidade de energia necessária durante determinados picos de uso da CPU.

Como saber se o desempenho do seu iPhone foi afetado?

Se você observou algo estranho no seu dispositivo, verifique a versão do iOS que ele está executando. No iPhone 6, 6s e SE, o controle de desempenho de bateria foi introduzido no iOS 10.2.1. No iPhone 7, ele chegou com o iOS 11.2. Os demais modelos não foram afetados.

Logo, os proprietários desses modelos com qualquer versão do iOS posterior às citadas podem ter o desempenho do smartphone afetado pela degradação da bateria.

O Geekbench (que foi quem primeiro descobriu a anormalidade) oferece um aplicativo a 1,99 euros que pode identificar se um dispositivo funciona a uma velocidade muito abaixo da normal.

Com o iOS 10.2.0, o iPHone 6s registrou 2.500 pontos, mas a partir do iOS 10.2.1, as pontuações ficam invariavelmente mais baixas, provando o controle da Apple sobre o desempenho.

Algo parecido acontece com o iPhone 7, que obteve pontuação de 3.500 pontos em condições normais, mas com o iOS 11.2.0, registrou pontuações inferiores com a bateria degradada.

Testes de benchmark de terceiros também registram diferenças de pontuação entre o iPhone 6s e o iPhone SE (1.629 contra 2.565), sendo que o SE tem o mesmo processador que o 6s.

As pontuações dos testes de CPU com apenas um núcleo pelo Geekbench também comprova a degradação de baterias. O iPHone 6 recebeu 1.600 pontos, enquanto que o iPhone 6s e SE ficaram com 2.500, e o iPhone 7 recebeu 3.500, o que pode indicar uma degradação da bateria.

O que você pode fazer?

Se o desempenho do seu iPhone for afetado por uma bateria degradada, substitua a bateria em um serviço técnico autorizado da Apple ou em um técnico de sua confiança, e o desempenho será recuperado.