Windows 10

Restaurar o Windows 10 para as configurações de fábrica é o mesmo que instalar o sistema do zero, mas mais simples e rápida de se realizar. É indicado para quando temos problemas com o sistema operacional que não podem ser resolvidos por outros meios.

É um recurso que acabamos usando mais cedo ou mais tarde, já que o Windows tende a perder desempenho com o passar do tempo pelo próprio uso normal, instalando ou desinstalando aplicativos ou drivers, além das falhas em algumas atualizações do sistema ou a infecção por malwares. Falhas aleatórias ou crônicas do sistema, lentidão ou aumento do tempo de inicialização, serviços adicionados ou maior exigência para o registro do sistema são sintomas claros de problemas.

Usuários avançados ou quem quer manter o seu computador mais limpo para um melhor desempenho usam técnicas de manutenção ou aplicativos de terceiros para um melhor desempenho, mas nem sempre é possível isso, e seu uso não está disponível para os usuários comuns. Outros usuários precisam passar pelo processo como modo de manutenção regular, para maximizar o desempenho e limitar os erros.

Por isso, a ferramenta de restauração do Windows 10 pode ser interessante. A Microsoft simplificou seu uso, mas o objetivo segue o mesmo: reestabelecer o sistema operacional às suas configurações de fábrica.

 

 

Restaurando o Windows 10

 

Restaurar o Windows 10 é algo muito simples e automatizada, utilizando o ambiente de recuperação do Windows, que também permite realizar uma cópia de segurança dos seus arquivos pessoais.

Vá em Iniciar > Configurações > Atualização e Segurança > Recuperação. Clique em Restaurar este PC, e você terá a opção de manter os arquivos pessoais ou apagá-los.

Nos dois casos, os aplicativos e as configurações do sistema serão eliminados, apagando e formatando as partições do disco antes de instalar uma cópia nova do Windows 10.

No caso de você escolher a opção Remover Tudo, a ferramenta permite salvar os arquivos em outras unidades de armazenamento fora da partição principal, onde o sistema operacional está instalado.

Se você escolher a opção Manter Meus Arquivos, a ferramenta fará uma cópia dos mesmos para devolvê-los ao seu local original, uma vez instalado o sistema.

Depois de restaurar o sistema operacional, acesse o Windows Update para receber as últimas atualizações. Instale os aplicativos que precisar e os controladores oferecidos pela Microsoft ou pelo fabricante do equipamento.

E pronto. Seu computador está como novo. E bem mais rápido do que instalar tudo do zero.