recuperar-portátil

Ninguém está imune de perder ou ter o seu notebook roubado. E é sempre melhor prevenir do que remediar. Esse post revisa algumas medidas que você pode tomar para evitar isso, e caso aconteça o pior, algumas dicas que podem te ajudar a recuperar o equipamento.

 

A prevenção

Não precisa ser um expert em informática para se prevenir de perdas e furtos do seu notebook, seja ele novo ou usado.

– Guarde a fatura ou a nota fiscal de compra do notebook, sempre em um lugar de fácil acesso e, se possível, faça cópias desse documento. Também é recomendado salvar uma cópia desse documento na nuvem, e anote o número de série. Em caso de perda, quase sempre as autoridades precisam de uma comprovação que você é o dono do equipamento.

– Sempre codifique as informações importantes armazenadas no computador. A maioria dos sistemas oferecem opções de criptografia com poucos cliques.

– Crie contas de usuário com senha no seu sistema. Se tem mais de um sistema operacional na mesma máquina, cada um deve ter nome de usuário e senha. Essa e a primeira barreira para que o alheio não acesse os dados do seu equipamento, além de te dar um tempo para rastrear o seu equipamento.

– Configure um software de rastreamento. Os notebooks da Apple já contam com uma plataforma pronta. No Windows ou Linux, o Prey pode fazer esse papel.

 

Medidas após a perda ou roubo

prey

Muitos que roubam os notebooks acabam revendendo o produto por preços muito mais baixos. Por isso, há muita demanda. Por outro lado, se você perdeu o seu equipamento, o processo de recuperação é mais simples. Tudo depende da pessoa que vai encontrar o seu portátil.

 

Primeiros passos:

– Tenha um pouco de paciência. Correr para o software de rastreio não é tão efetivo, pois se você perdeu o notebook na rua é pouco provável que quem encontrou o conectou na internet.

– Envie uma mensagem para a pessoa que encontrou o portátil em caso de perda, incluindo um telefone ou e-mail de contato. Oferecer uma recompensa não é uma má ideia. Em caso de roubo, a estratégia é outra; espere um pouco para rastrear o equipamento, e acione as autoridades locais.

– Se você tiver sua mensagem ignorada, execute o comando de remoção remota de dados. Vale a pena lembrar que tal comando será executado quando um equipamento se conectar à uma rede pública.

 

Depois das primeiras medidas tomadas, vem a parte mais complicada: com muita paciência, realize capturas de tela das localizações do mapa indicadas pelo rastreamento. Veja se é um centro de assistência técnica autorizada ou uma residência. Em algum ponto, o seu notebook ficará com localização estática, e é lá que você vai atuar.

Com evidências suficientes de sua localização, imprima as capturas de tela dos mapas, pegue a sua fatura ou nota fiscal de compra, e acione a polícia, denunciando a perda ou roubo do equipamento. Com alguma sorte (e boa vontade das autoridades), o seu equipamento é recuperado. É importante lembrar que existe todo um processo para que você volte a ter o seu computador em mãos, e que a pessoa que possui o seu equipamento pode não ser a mesma que roubou.

 

Conselhos adicionais

– Muita paciência (de novo)
– Não desanime no meio do processo
– Prepare-se psicologicamente para lidar com trâmites burocráticos – e isso custa tempo e dinheiro
– Se você vai comprar um notebok de segunda mão, sempre peça a nota fiscal, para nã ter problemas