cartão de memória

 

Temos vários cartões de memória em casa. Isso é fato. E, como todo produto eletrônico, ele está sujeito a falhas. De forma mais frequente e comum do que desejamos.

Em algum momento o cartão de memória vai dar problema, impedindo a leitura de nossos dados. Mas é possível recuperar um cartão microSD e seguir usando, inclusive salvando os dados armazenados.

Esse post mostra o caminho das pedras.

 

Meu cartão SD ou microSD não funciona. O que eu faço?

 

Um cartão de memória pode parar de funcionar por vários motivos.

Uso excessivo, baixa qualidade, uso inadequado, altas temperaturas e falhas de software são apenas os principais fatores que podem danificar um cartão de memória.

Se este é o caso, alguns passos podem ajudar a recuperar o cartão, inclusive sem perder os dados armazenados. Cada procedimento dependerá em grande parte do dispositivo onde o cartão é utilizado.

 

Cartão de memória não é reconhecido pelo smartphone

 

Se você usa o cartão microSD para transferir grandes arquivos ou para expandir a memória interna do smartphone, em algum momento podemos receber a mensagem que o cartão não pode ser lido.

O sistema operacional propõe a formatação do cartão, o que recupera o mesmo, exceto em casos de defeito de fabricação.

Porém, mesmo que você não tenha nada de valor nele, convém você perder alguns minutos tentando outras soluções. Tente recuperar o cartão em um PC, que é sempre mais recomendado do que simplesmente formatar.

E quando conectamos o cartão no computador, há várias situações que podemos encontrar.

 

 

O PC não pode abrir o cartão SD ou microSD

 

Se depois disso o cartão ainda não funcionar, tenha certeza que não é o PC que está com algum erro no leitor, ou se o adaptador está com algum problema. Teste em outro equipamento (se possível), e busque drivers do adaptador ou do leitor de cartões para atualização.

Só formate um cartão de memória no último caso. Não se precipite e teste várias soluções que podem evitar a perda total de dados. O próprio sistema operacional pode te ajudar.

Se a leitura não for possível, peça ao Windows ou macOS que busque o erro e tente solucioná-lo. Se depois desse processo o conteúdo puder ser acessado, o problema está resolvido.

Caso contrário, use o CHKDSK do Windows. Abra o símbolo do sistema e digite chkdsk x:\ (onde o x é a letra que o sistema operacional indicou o cartão de memória).

Se este processo recuperar o cartão, faça uma cópia de segurança dos dados, e formate o mesmo para seguir utilizando normalmente.

O CHKDSK também pode indicar vários erros de unidade nessa análise. Nesse caso, é preciso recuperar os dados contidos antes da formatação.

No macOS, o processo é muito parecido, com a opção Primeira Ajuda, dentro da função de ferramentas de discos.

 

O PC não reconhece o cartão SD ou microSD

 

Nesse caso, o primeiro passo é buscar o cartão no administrador de dispositivos, e associar uma letra de unidade. Se der certo, você pode aplicar os passos do item anterior para recuperar o conteúdo armazenado.

Se tudo der errado, só resta utilizar softwares de terceiros.

 

 

Como recuperar dados e fotos de um cartão de memória danificado

 

Se o cartão contém dados muito importantes, tente recuperar essa informação antes de formatá-lo com algum software específico.

Há várias soluções gratuitas e pagas, com opções específicas de recuperação de informações multimídia de cartões SD e microSD.

A EaseUS é uma das diversas desenvolvedoras de software que oferecem uma solução específica para recuperação de dados de cartão de memória, através do Memory Card Format Recovery. Vale a pena conferir.

Uma vez recuperados os dados, é possível formatar o cartão, em alguns casos, com opções para sistemas operacionais específicos. Vale ressaltar que esse passo é viável se o cartão não apresentou erros na recuperação de dados.

 

 

Alguns conselhos para que o cartão SD ou microSD não se danifique

 

Além de optar por produtos de qualidade, há uma série de conselhos ou recomendações que você precisa levar em consideração para minimizar os riscos de danificar um cartão de memória.

 

– Evite temperaturas extremas ou um uso desleixado. Melhor proteger para evitar danos.
– Associe cartões específicos para gadgets específicos. Não compartilhe o mesmo cartão com gadgets de diferentes tipos de marcas.
– Remova o cartão de memória com a certeza que ele não está em uso, e principalmente, com a câmera do smartphone desligada.