Poder ser notificado quando alguém abrir a porta (ou a janela) de nossa casa quando estamos longe dela é um dos sinônimos de ter uma casa inteligente. Nesse post, mostramos uma forma de fazer isso.

Inserir tecnologia inteligente nas casas é algo muito barato. Mas quem quer uma coisa sob medida pode ter opções acessíveis, e que não exigem grandes conhecimentos de programação.

O projeto desse post mostra a criação de um sistema com sensor wireless para a porta que envia notificações para o smartphone, baseado em uma Raspberry Pi Zero e um sensor Simpelink, que trabalhando com a plataforma Thingsquare facilita a integração de todos os itens.

O resultado é funcional e bem eficiente, com uma comunicação com maior alcance que o Bluetooth. Também tem um consumo de bateria muito reduzido, permitindo que o sensor funcione por mais de um ano com uma bateria.

Mesmo com um custo acessível, é uma solução que é mais cara que um gateway Zigbee da Xiaomi (20 euros) e um sensor wireless de portas e janelas (5 euros).

Mas é sempre bom ter mais de uma alternativa para o que se quer fazer, e muitas vezes, por nós mesmos.