Hoje, os smartphones são centrais de trabalho e de ócio, e a informação armazenada ou acessada por eles é algo extremamente sensível. Logo, os mecanismos de segurança para proteger o dispositivo contra intrusos evoluíram com o tempo.

A seguir, mostraremos como ativar os diferentes sistemas de segurança para que ninguém se aproxime do seu smartphone sem a sua permissão, ainda que nem todos os sistemas estarão disponíveis em todos os telefones.

Como inserir um PIN de acesso no iOS e Android

O código numérico é, provavelmente, o método mais antigo de proteção do smartphone. É o código que protege o dispositivo, independente do fato dele ter um SIM card inserido ou não.

No Android, vá em Ajustes > Segurança e Localização > Bloqueio de Tela e selecione PIN entre os métodos oferecidos. Digite o mesmo código duas vezes e pronto: smartphone protegido.

No iPhone, vá em Ajustes > Touch ID e código (Face ID e código no iPhone X), e clique em Ativar código. Digite o código de seis dígitos, mas você pode mudar para um código de quatro nas opções. Insira o código duas vezes para verificar se está correto, e pronto: telefone protegido.

Se você for para os mesmos menus, você pode mudar o código sempre que quiser, mas antes você terá que verificar o código antigo. Por segurança, anote essa sequência numérica e guarde em um lugar seguro, pois perder essa senha significa resetar o seu smartphone do zero.

Como configurar o padrão de desbloqueio no Android

Esse método está presente apenas no Android. Você pode estabelecer um desenho sobre a tela, deslizando o dedo em uma matriz de 3×3 pontos. A vantagem do padrão é que podemos deslizar o dedo para o lado que quisermos, aumentando a complexidade do acesso ao smartphone.

Aqui, vá em Ajustes > Segurança e localização > Bloqueio de tela. Clique em padrão de desbloqueio entre as opções disponíveis. Introduza duas vezes o mesmo padrão para ativá-lo.

Uma vez ativo, não é possível acessar o smartphone até que se desenhe o padrão na tela do smartphone. E, da mesma forma que acontece com o PIN, se quisermos acessar o mesmo menu para mudar o padrão por outro, ou para escolher outro método de bloqueio, é preciso introduzir o padrão antigo para verificar que o smartphone é seu.

Como configurar a leitura de digital no iOS e Android

No Android, você deve ir no menu de sempre: Ajustes > Segurança e localização, mas dessa vez vá em Leitor de digitais no lugar de Bloqueio de tela. Aqui, há um botão para adicionar uma digital (normalmente você pode adicionar até cinco digitais).

O sistema vai mostrar o desenho de uma digital na tela. Você precisa ir apoiando o dedo contra o leitor em várias zonas, com alguns giros, enquanto que o desenho na tela vai se preenchendo. Uma vez terminado, o smartphone está pronto para reconhecer nossa digital para acessar o telefone.

No iPhone, você precisa ir em Ajustes > Touch ID e código. Introduza o código PIN para verificar que o smartphone é seu. Aqui, selecione Adicionar uma digital, e siga o mesmo processo que no Android, sempre variando a posição do dedo para uma melhor identificação. Uma vez finalizado o processo, o iPhone estará protegido com a sua digital.

Como configurar o reconhecimento facial no iOS e Android

Para configurar o Face ID no iPhone X (por enquanto é o único iPhone que tem esse recurso), vá em Ajustes > Face ID e código. Digite o código atual de acesso ao smartphone. Uma vez no menu, vá em Configurar Face ID e siga os passos indicados pelo smartphone: posicione o rosto no centro, mova a cabeça para completar o círculo e repita o processo para verificar a leitura. Clique em OK e seu iPhone X está protegido com o seu rosto.

No Android, dependendo do smartphone que você possui, você terá um nível de segurança mais ou menos avançado, mas é possível configurar a funcionalidade em praticamente todos os dispositivos Android do mercado.

Vá em Ajustes > Segurança e localização > Smart Lock. Uma vez ali, escolha Reconhecimento facial entre as opções disponíveis. O sistema vai mostrar o processo de configuração, dizendo onde você deve posicionar o seu rosto para que sejam salvos os nossos traços faciais ou nossa imagem, dependendo do modelo do telefone. Uma vez feito isso, nosso Android está protegido com o nosso rosto.

Como colocar uma senha no seu smartphone Android

Você pode colocar uma senha no dispositivo, em uma sequência alfanumérica, para proteger o dispositivo.

O sistema só está presente no Android, e para configurá-lo, vá em Ajustes > Segurança e Localização > Bloqueio de tela. Se você já tem um sistema de segurança, é preciso confirmar o mesmo. Uma vez dentro, escolha Senha e vá para as configurações.

O Android vai pedir que você digite uma senha com pelo menos quatro caracteres. Digite uma segunda vez para confirmar. Uma vez feito isso, o telefone está protegido por uma senha.

Nem preciso dizer que, com exceção dos sistemas biométricos, de nada vai servir esses métodos todos se facilitarmos o código PIN, o padrão de desbloqueio ou a senha para outras pessoas. Aqui, cada usuário deve decidir até que ponto quer levar a sério a segurança do seu smartphone. Cada um deve ter consciência de qual sistema vai usar, e seguir a risca um comportamento mais reservado com seu smartphone.