proteger documentos

Colocar obstáculos para evitar o acesos aos nossos dados é a base da segurança informática. Usar senhas é uma das formas de garantir a nossa segurança.

Se guardamos documentos importantes, é importante garantir que ninguém vai ler esses documentos. Logo, esse post mostra como colocar uma senha em nossos documentos, de forma simples, rápida e segura.

 

 

Proteger documentos PDF

 

No Windows, a opção mais rápida e cômoda para adicionar uma senha em um documento PDF é a ferramenta online PDFProtect!, que adiciona de graça uma senha em arquivos com até 100 MB de dados.

Entre os aplicativos instalados, teste o PDFMate Free PDF Merger, que também pode adicionar uma senha antes de sua abertura, ou uma senha para quem quer editar, copiar ou imprimir o arquivo.

No Mac, você pode adicionar uma senha quando exportar o arquivo como PDF, permitindo ainda uma encriptação em paralelo à palavra chave. Depois de salvo, uma cópia idêntica do PDF será criada, e só pode ser aberta quando introduzida a senha.

 

 

Proteger documentos do Microsoft Office

 

A partir de qualquer programa do Office, depois de abrir o documento a ser protegido, vá no menu principal e escolha a opção de codificar ou proteger documentos (em Arquivo > Informações > Proteger Documento). Digite a senha e confirme. Para retirar a senha, os passos são os mesmos.

 

 

Proteger documentos do OpenOffice ou do LibreOffice

 

Marque a opção Salvar com Senha no menu Salvar para qualquer documento, em Arquivo > Salvar Como. Digite a senha duas vezes. Opcionalmente, é possível limitar o acesso aos nossos documentos para o modo “apenas leitura” em Editar > Seguimento de Mudanças > Proteger Mudanças.

 

 

Proteger documentos do Apple iWork

 

Abra o documento em questão, e em Arquivo > Definir Senha, indique uma palavra chave que deve ser escrita duas vezes. Também é possível incluir um lembrete par a senha.

A partir do iCloud, também podemos incluir senhas em documentos, sem a necessidade de abrí-los. Tão simples como ir na página do iCloud, iniciar seção com sua conta Apple, e em Pages, selecione um documento, clique no ícone na parte superior na forma de engrenagem, e acesse a opção Senha do documento.

 

 

Proteger documentos do Google Drive

 

Oficialmente, o Google Drive não tem essa opção, já que a senha da nossa conta Google é mais que suficiente para evitar o acesso aos nossos documentos online.

Além disso, se você quiser compartilhar um documento, pode limitar com quem compartilha, o que tira o sentido proteger um documento do Drive com uma senha.