superaquecimento do pc

O superaquecimento do PC é um fenômeno que afeta diretamente o seu bom desempenho. Erros, perda de dados, bloqueios, reinicializações ou desligamento automático: tudo isso reduz a vida útil dos componentes, ou causam danos irreparáveis em alguns deles.

Com o verão e as temperaturas elevadas, o PC acaba sofrendo. Mesmo preparado para isso e com alguns modos de controle, os equipamentos informáticos sofrem os efeitos do clima. Logo, é sempre bom ver ate que ponto isso pode ser prejudicial.

É importante ter em mente que tudo o que está dentro de um PC gera calor, e a refrigeração do equipamento se tornou uma arte, principalmente em dispositivos que usam técnicas de overclocking. Não vamos nos aprofundar muito nesse post, mas revisaremos os procedimentos de manutenção mais comuns para prevenir de forma efetiva o superaquecimento do PC.

 

Verificar e controlar as temperaturas de um PC

Sobrecalentamiento_PC_2

 

Inicie o processo comprovando a temperatura real dos principais componentes (CPU, GPU e unidade de armazenamento), assim como a do chassi do conjunto. Algumas ferramentas gratuitas podem ajudar, como SpeccyPC Wizard ou HWMonitor, que registram temperaturas, voltagens ou velocidades dos ventiladores. Como um dato de referência, a temperatura de funcionamento máximo de uma CPU deve estar entre 70 e 80 graus, mas em um equipamento padrão é bem simples ficar abaixo disso.

Os fabricantes de placa mãe também oferecem essas informações através de ferramentas para desktops, e em BIOS UEFI cada vez mais completas.

 

Limpeza

Sobrecalentamiento_PC_5

 

A poeira se acumula em qualquer PC, independente de ser um desktop ou notebook. Ela obstrui os sistemas de ventilação, reduz a eficiência dos ventiladores, chegando a obstruir os mesmos. Uma limpeza regular pode ajudar a manter um fluxo correto de ar refrigerado.

A imagem acima é como se fosse uma bomba relógio. Basicamente.

A limpeza de um desktop é algo bem simples. Uma vez desligado, com o cabo de rede desconectado e com a eletricidade estática descarregada, abra o chassi para o procedimento.

Aspirar ou soprar oferece bons resultados, mas o ideal é utilizar ar comprimido, álcool isopropílico e panos de microfibra para uma limpeza completa.

Mas o ideal mesmo é desmontar tudo, limpar cada componente e voltar a montar, com especial atenção para os ventiladores de CPU e GPU, fonte de alimentação e do chassi. Um truque importante é suspender as pás dos ventiladores quando aplicamos o ar comprimido.

Em um notebook, a desmontagem completa não está ao alcance de todos os usuários, mas ao menos você deve retirar as tampas externas e aplicar o ar comprimido para retirar a poeira de todos os espaços de ventilação.

A principal causa do desligamento automático em um notebook é o superaquecimento. Algumas bases de refrigeração para portáteis oferecem bons resultados, mas uma boa limpeza é fundamental. Seu uso em superfícies planas reduz a temperatura, e se você o utiliza em uma mesa, levantar o equipamento para uma melhor ventilação sempre dá bons resultados.

 

Refrigeração de CPU e GPU

Sobrecalentamiento_PC_6

 

O processador é o coração do PC, e um bom sistema de refrigeração (que está o mais limpo possível, obviamente) é imprescindível para manter uma temperatura correta. O ventilador deve estar sempre separado do dissipador, já que este acumula grande quantidade de poeira, como podem ver na foto acima.

O modelo de ventilador também é importante. Intel e AMD oferecem ventiladores-dissipadores para muitos dos seus modelos de processadores. São suficientes para um uso básico, mas para quem quer fazer overclocking ou para usuários mais exigentes, é preciso pagar mais por modelos de terceiros.

A refrigeração a ar é a mais comum, mas sistemas de refrigeração líquida se tornaram muito populares e mais baratos. É uma ótima opção: além de manter as temperaturas baixas, contam com nível de ruído muito menor.

Quase todos os sistemas vendidos contam com os elementos necessários para o uso. Alguns modelos integrados conseguem refrigerar todos os componentes.

Sobrecalentamiento_PC_8

 

Há uma boa oferta de sistemas de refrigeração líquida com preços competitivos. Mas antes da compra tenha certeza que seu equipamento tem espaço suficiente para abrigá-lo.

Também vale uma menção especial para a troca da pasta térmica. O material facilita a transmissão de calor entre o encapsulado do processador e o dissipador do ventilador, ajudando a manter as temperaturas baixas. Não precisa trocar a pasta com tanta frequência como a limpeza, mas vale a pena substituir de vez em quando.

A pasta é ineficaz quando é aplicada em pouca ou muita quantidade. Um gota no meio da unidade é o suficiente. A pressão natural do dissipador vai espalhar a pasta de forma uniforme por toda a superfície.

Sobrecalentamiento_PC_7

 

As placas gráficas dedicadas também merecem cuidados. Incluem o seu próprio sistema de dissipação-refrigeração, e convém retirá-la do seu slot e limpar a fundo os seus ventiladores. Alguns aplicativos podem controlar e configurar seu funcionamento, modificando sua velocidade de acordo com a temperatura alcançada. Também vale a compra de sistemas de refrigeração externos.

 

Ventiladores, fluxo de ar e cabeamento

Sobrecalentamiento_PC_9-1

 

A superfície efetiva e a velocidade de rotação são medidas que definem a eficácia dos ventiladores para o chassi, que também devem ser revisados e limpos. Buscar o equilíbrio entre o ruído emitido e a velocidade para manter o chassi e os componentes frescos é o objetivo.

Aplicativos como o SpeedFan permitem a modificação da velocidade de rotação dos ventiladores, algo que também é possível fazer através dos aplicativos dos fabricantes de placas e na BIOS UEFI.

Em alguns casos, colocar estrategicamente um ventilador de qualidade e bom tamanho (120 mm) pode ser suficiente para manter a temperatura do chassi baixa, mantendo também um fluxo de ar adequado.

Alguns usuários gastam muito dinheiro em placas gráficas e não investem em uma torre de qualidade. É altamente recomendado equilibrar esses elementos na hora de montar um computador. Uma boa torre permite instalar todos os componentes de forma eficiente, suporta atualizações futuras e garante o fluxo de ar correto.

O mesmo podemos dizer de uma boa fonte de alimentação. Não só precisa estar limpo o seu ventilador, mas também o seu interior, para prevenir aspectos de temperatura. A entrega da voltagem está diretamente relacionada com isso.

Por fim, vale a pena destacar a necessidade de instalar corretamente o cabeamento, outra fonte de superaquecimento e acúmulo de poeira. Existem cabos especiais e torres que facilitam o processo, mas pelo menos use braçadeiras plasticas para agrupar os cabos, deixando assim o máximo de espaço livre no seu interior para melhorar a circulação do ar.

 

Conclusão

Prevenir o superaquecimento do PC é algo simples, se você assumir isso como uma tarefa regular para o melhor desempenho. Os componentes de refrigeração mais avançados são caros, mas dedicar um pouco do nosso tempo na limpeza vale a pena. É de graça, muito vantajoso para evitar problemas e aumenta a vida útil dos seus componentes.