proteger imagens no smartphone - Como ocultar as fotos em um smartphone Android ou iOS

Final de ano, e você está em família. Tem a sua tia ou avó que quer ver as fotos que você tirou da ceia. E vem o constrangimento, pois na galeria tem a pasta de nudes enviadas por suas amigas.

Quem nunca passou por isso antes?

Para evitar essa situação incômoda, a melhor coisa a fazer é ocultar esse tipo de conteúdo. E nesse post, contamos como você pode ocultar as fotos armazenadas no smartphone de forma simples.

No iOS

O primeiro passo é acessar a galeria de fotos do iPhone e selecionar a foto ou vídeo que não queremos que seja visível em um simples golpe de vista.

Depois, clique no ícone do quadrado com a flecha localizado na parte inferior esquerda da tela. Dentre as opções, escolha “ocultar” e aceite ocultar a foto ou vídeo quando o sistema nos perguntar.

Pronto. Os arquivos selecionados estarão em um álbum chamado “oculto” na lista de álbuns do telefone. Para ver as imagens é preciso entrar nesse álbum. Sempre podemos reverter o processo.

 

No Android

Uma das melhores soluções é usar um explorador de arquivos, como o ES Explorer.

Uma vez instalado, coloque todas as imagens que queremos ocultar em uma mesma pasta e, dentro dessa, criamos um arquivo com o nome .nomedia.

Crie o arquivo dentro do diretório Media ou em uma subpasta que queremos bloquear dentro do diretório. Uma vez criado o arquivo, abriremos a galeria e veremos que as imagens não serão exibidas.

Para devolver os arquivos para a sua fonte principal, apague a base de dados de mídia e reinicie o smartphone, em Ajustes > Aplicativos > Todos > Armazenamento de Mídia. Aqui, escolha “apagar dados” e confirme. Todo o conteúdo voltará a ser indexado e exibido na galeria novamente.

 

Download: ES Explorer