O Google Glass foi oficialmente, e todos (ou pelo menos os mais fanáticos por tecnologia) ficou de boca aberta com a demonstração daquilo que ele pode fazer. Com a capacidade do sistema como o que vimos, podemos dizer que o gadget é realmente surpreendente, com um potencial de ser uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas. Logo, é hora de começar a pensar como o Google Glass pode contribuir com o nosso dia a dia, melhorando a nossa forma de ver o mundo (literalmente).

Medicina

Hoje, profissionais da medicina utilizam smartphones e tablets para tornar o seu ofício mais prático e eficiente. Tais dispositivos permitem a rápida revisão dos detalhes clínicos dos pacientes, e verificar diferentes informações. Não estão tão inseridos no dia a dia da medicina como gostaríamos, mas aos poucos eles começam a ocupar o seu lugar. Mesmo porque não se altera uma estrutura de trabalha do dia para a noite, de modo que sempre se leva algum tempo para que uma tecnologia seja inserida dentro da esfera médica.

O projeto do Google Glass incluiria ainda mais tais tecnologias conectadas, com melhoras na quantidade e na qualidade. Imaginemos uma situação um tanto quanto futurista, mas bem plausível: um médico chega ao quarto do paciente, olha para ele e, automaticamente, o dispositivo informa os dados mais importantes sobre ele: pressão, grupo sanguíneo, se teve ou não cirurgias recentes, por quais médicos ele foi analisado anteriormente e quais os hospitais ele visitou. E este é apenas um exemplo, pois as possibilidades podem ser ilimitadas.

Educação

No ambiente educacional, principalmente nas escolas primárias, o avanço do uso da tecnologia ainda é lento. Se levarmos em conta que as crianças dessa geração já possuem acesso à internet e aos novos dispositivos tecnológicos desde o nascimento, é uma loucura que isso não continue nos primeiros anos de vida da criança.

A inclusão do Google Glass na educação tem um potencial incrível. Imagine que uma criança está no seu processo de alfabetização. Ao olhar para uma árvore, o dispositivo dita a palavra “árvore”, ao mesmo tempo que a palavra aparece diante dos seus olhos, na pequena tela integrada. E a regra vale para qualquer objeto que a criança não souber identificar.

O fim do manual de instruções

O manual de instruções é algo que (quase) ninguém lê. Quem leria, por exemplo, como trabalhar com os diversos botões do controle do DVD, ou como registrar uma foto na sua nova câmera? Ninguém! Nem mesmo os nossos pais (principalmente eles).

Com o Google Glass, uma empresa poderia enviar os eu manual de instruções do produto na internet, e a única coisa que você precisaria fazer é utilizar os óculos para exibir aquele determinado manual, do seu dispositivo recém adquirido. E pronto: o manual está na sua frente. E tudo isso, sem precisar gastar uma folha de papel (e só nesse sentido – consciência ecológica – vale a pena investir nesse tipo de proposta). Imagine o quanto que o meio ambiente vai agradecer por isso.

Passeios turísticos

Você chegou em Roma, e como não pode ser diferente dos demais mortais, vai correndo conhecer o Coliseu, só para ver se é mesmo parecido com aquele do filme “Gladiador”. Mas, quando sai do local, se deu conta que viu uma ruína gigante, mas não aprendeu nada sobre sua história, ou o significado de cada uma de suas portas. Com o Google Glass e a ajuda da realidade aumentada, tudo o que você precisaria fazer era olhar para um local, perguntar ao dispositivo “o que é isso?”, e toda a informação seria transmitida com áudio, vídeo e fotos.

“Não sei onde deixei tal objeto…”

Você está muito atrasado para uma reunião de negócios, e não pode perder mais nenhum segundo. Mas aí você vai procurar as chaves do carro e… onde estão as malditas chaves do carro?

Pois bem, de agora em diante, você pode perguntar para o Google Glass, que vai se lembrar perfeitamente onde estão cada um dos objetos que você vai pedir no futuro, graças ao seu dispositivo de memória interna (que, diferente do seu cérebro, não falha nunca).

E estes são apenas cinco exemplos daquilo que o Google Glass pode mudar de forma radical na nossa vida cotidiana. O avanço dessa proposta vai depender da habilidade, memória e criatividade dos programadores. Que, na maioria das vezes, são muito inspirados para criar soluções incríveis, com baixos recursos. Imagina então com algo tão poderoso como o Google Glass…

Via Gizmologia