mover-dados-de-um-pc-para-outro

 

Mover dados de um PC para outro é algo que precisamos fazer quando vamos trocar de computador pessoal ou transferir parcialmente documentos, fotos, vídeos, música ou outros tipos de arquivos.

É uma tarefa muito simples, que pode ser realizada por vários métodos, de forma segura e rápida. Nesse post, damos algumas alternativas para os usuários menos avançados que talvez desconheçam alguns dos métodos.

 

 

Cabo de transferência

 

É a forma mais simples, rápida e efetiva de transferir arquivos de um PC para outro.

Há cabos para conectar equipamentos com Windows via USB, ou de Mac a Mac via Thunderbolt.

Uma alternativa menos conhecida é utilizar um cabo Ethernet cruzado, que cria um rede de área local sem necessidade de um roteador ou modem, e compartilhar arquivos entre equipamentos, independente do seu sistema operacional.

 

 

Lan ou WiFi

 

Todos os equipamentos presente em uma mesma rede podem se enxergar.

Os sistemas operacionais contam com opções para configurar redes domésticas entre dispositivos, e assim permitem a transferência de pastas e arquivos de forma simples, através do explorador de arquivos, via redes cabeadas ou sem fio.

Além disso, o mercado oferece aplicativos de terceiros para compartilhar arquivos de qualquer tamanho. Os aplicativos de protocolo de transferência de arquivos (FTP) são ideais para mover dados na rede.

 

 

Armazenamento externo ou backup

 

Utilizar um meio de armazenamento externo é a forma mais usada para transferir arquivos de um PC para outro, principalmente em arquivos com grande volume de dados.

Conecte um disco rígido externo, SSD ou pendrive na porta USB, copie os arquivos a transferir, retire a unidade do primeiro PC e conecte no segundo PC para copiar os dados. Simples assim.

Isso também pode ser feito com unidades óticas (CD-DVD) ou dispositivos NAS, com possibilidade de cópias de segurança, evitando assim problemas que podem acontecer durante o processo de cópia de arquivos.

 

 

Armazenamento na nuvem

 

Outra opção interessante está nos serviços de armazenamento na nuvem, agindo como intermediário na transferência.

Envie os arquivos para a nuvem a partir do seu computador antigo e baixe os arquivos no novo. Simples assim.

A boa notícia é que se você tem uma boa conexão com a internet e os dois equipamentos estão sincronizados localmente, o download e upload acontecerão de forma simultânea.

 

 

HD ou SSD

 

O método é recomendado especialmente quando queremos substituir a unidade de armazenamento, mas também pode ser usada para mover dados de um PC para outro PC.

Conecte a unidade no PC utilizando um cabo eSATA (SATA externo), um adaptador de interface SATA para USB ou até desmonte a unidade de armazenamento e a instale no segundo equipamento.