Escolher o canal do WiFi menos saturado é uma boa forma de melhorar a conectividade, aumentando a velocidade de transmissão de dados e evitando possíveis interferências e quedas de conexão.

O espectro está mais saturado do que nunca, especialmente na faixa dhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.farproc.wifi.analyzer&hl=esos 2.4 GHz. São várias categorias de dispositivos diferentes conectados nessa frequência, e muita gente conectada nessas redes, o que torna simples a compreensão da saturação e interferências.

Um roteador sem fio transmite dados de um dos vários canais definidos na norma WiFi pela organização IEEE, de 1 até 14, separados por 5 MHz.

Os roteadores mais avançados contam com um analisador de espectro, que ajuda a selecionar automaticamente o melhor canal, mas o ideal é quando isso é feito manualmente, para comprovar como funciona cada um dos canais.

Há várias ferramentas de software que podem ajudar nessa tarefa. Uma das melhores é a WiFi Analyzer (Android, de graça, mas com publicidade, mas não invasiva), com funcionamento muito simples.

A partir de um smartphone ou tablet Android (versão 2.3 ou superior), acesse a Google Play Store e faça o download/instalação do aplicativo. Ao executá-lo, a sua primeira tela mostra um gráfico do espectro sem fio na faixa de 2.4 GHz. Também é possível revisar as faixas de 5 GHz, se tivermos um roteador compatível com ela.

 

 

A imagem mostra as redes sem fio da região, seu nome SSID, os canais ocupados por cada uma e a força relativa de sinal. No exemplo do post é ‘Orion3’, os canais 4 e 6 ocupam uma faixa de espectro mais saturado, e é isso que queremos evitar.

 

 

O aplicativo também oferece gráficos por tempo, lista de APs e medidores de sinal para cada um deles. Mas o item mais interessante é a pontuação de canais de acordo com a saturação média na região.

 

 

Uma vez que você escolher o canal WiFi mais adequado, acesse o seu roteador ou ponto de acesso à internet sem fio. Acesse sua interface web, e selecione o canal mais adequado. A maioria dos roteadores contam com interfaces de configuração similares.

 

 

O gerenciamento do canal WiFi menos saturado deve ser feito de tempos em tempos, e é um grande investimento na hora de melhorar a conectividade WiFi, aumentando a velocidade de transmissão de dados e evitando interferências ou quedas na conexão.