smartphone

 

Se em algum momento você teve a infelicidade de perder o seu smartphone ou foi vítima de um roubo, sabe o como isso é chato. Não apenas por perder algo caro, mas também porque perde algo que carrega metade de sua vida. Sem falar na nossa privacidade exposta ao extremo nesse caso.

Felizmente, contamos hoje com ferramentas que podem ajudar a localizar o nosso smartphone em caso de perda ou roubo. Nesse post, mostramos essas ferramentas.

 

No Android

 

A primeira ferramenta é a da própria Google. No Administrador de Dispositivos, podemos localizar nosso dispositivo perdido ou roubado, além de apagar os dados do mesmo e até bloqueá-lo, se necessário.

É fundamental que a ferramenta esteja configurada antes do incidente, obviamente. Para isso, vá em Ajustes > Segurança > Administradores de Dispositivos. Aqui, ative as opções de Localizar o dispositivo de forma remota e Permitir apagar e bloqueio.

Caso você tenha perdido o seu smartphone, o procedimento é o seguinte: acesse o site de Administrador de dispositivos, que vai mostrar a localização exata do smartphone, onde também temos a opção de fazer com que o telefone toque por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso, ou bloquear ou até apagar todo o conteúdo. É preciso aqui remarcar todas as funções disponíveis com o telefone desligado, com exceção da localização.

 

No iPhone

 

A Apple também conta com uma ferramenta específica para localizar o iPhone em caso de extravio: o Find my iPhone, que deve ser ativado para oferecer os resultados esperados. Faça isso em Ajustes > Apple ID > iCloud > Find my iPhone.

Inicie a seção em icloud.com/find no navegador, ou abra o aplicativo Find my iPhone em outro dispositivo Apple. Aqui, basta clicar em Buscar meu iPhone e selecione o dispositivo para ver a sua localização no mapa. Se o dispositivo estiver perto de você, é possível fazer com que ele toque para ser encontrado.

Se o smartphon estiver distante, ative o modo perdido para bloqueá-lo de forma remota, ou apague todo o conteúdo do smartphone. No momento em que ativamos qualquer uma dessas duas opções, a possibilidade de pagar com o Apple Pay com esse dispositivo fica suspensa por completo.

 

 

Aplicativos de terceiros

 

Existem no mercado alternativas que podem ser muito úteis em caso de perda ou roubo do smartphone. A seguir, algumas das mais completas.

 

Prey Anti Roubos

 

O Prey Anti Roubos permite o registro de até três dispositivos diferentes, que podem ser rastreados e localizados. Totalmente gratuito.

Download:  iOSAndroid

 

 

Cereberus

 

É uma das ferramentas mais conhecidas, e permite a localização de um dispositivo, além de permitir que o mesmo comece a tocar, o bloqueio ou apagar todo o seu conteúdo remotamente. Só está disponível para o Android, e na App Store está cheia de versões falsas e não confiáveis (logo… cuidado, iPhone users).

Download: Android

 

Precaução antes de tudo

 

Antes do pior acontecer, o melhor é tomar uma série de medidas preventivas, especialmente em caso de roubos. Não deixe o smartphone à vista em locais com muita gente, e ative as ferramentas que os fabricantes oferecem para que você não se arrependa depois.