smartphone perdido

No passado, perder o celular era motivo de desgosto. Mas nada comparado aos dias de hoje. Sem falar nas perdas financeiras, o smartphone guarda a nossa vida pessoal e profissional. E esses dados não tem preço.

É claro que você pode fazer cópias de tudo na nuvem. Mesmo assim, o conteúdo nele armazenado pode fazer estragos em mãos erradas.

Nesse post, contamos o que você pode fazer se encontrar um smartphone e não sabe como localizar seu dono.

 

 

No iPhone

 

Sempre pense como alternativa prioritária levar o smartphone para a polícia, para que eles localizem o dono (principalmente se o dispositivo estiver desligado ou sem bateria). Facilita muito se o dono denunciar o seu extravio na delegacia.

Porém, também é possível localizar o proprietário de um telefone por meios próprios.

No caso do iPhone, use o assistente Siri, que funciona mesmo que o smartphone conte com um código de desbloqueio ativo. Pressione o botão Home até que apareça a mensagem de ajuda na tela. Então, pergunte ao Siri: “De quem é esse iPhone?”. Com sorte, o dono registrou seus dados, e o iPhone via exibir o nome e outras vias de contato, como por exemplo e-mail, conta de Twitter, Facebook, etc.

Como muito provavelmente o dono não registrou os dados, a segunda opção é pedir para o Siri telefonar para algum contato, como por exemplo Mãe, Pai, Casa, etc.

Com sorte, um desses contatos vai atender a sua chamada. Explique a situação e combine a devolução do iPhone para o seu dono.

 

 

No Android

 

Aqui, as coisas não são tão simples.

Você pode tentar tirar o SIM card do smartphone e ligar para a operadora para consultar o IMEI registrado e localizar o dono.

Outra opção é tentar o mesmo procedimento do Siri com o Google Assistant, desde que o usuário o mantenha ativo na tela bloqueada. Tente dizer OK Google, e teste as mesmas opções de chamada para Mãe, Pai ou Casa.

Por fim, tem uma alternativa que se aplica aos dois sistemas: espere que o dono ligue para ele mesmo, ou espere simplesmente que alguém telefone para o smartphone perdido, iniciando assim a busca pelo seu dono.