android

 

O armazenamento interno de um smartphone pode oferecer muitos problemas para o usuário, ou deixá-lo em situações comprometedoras se o mesmo não estiver bem gerenciado.

O espaço de armazenamento está aumentando, e pode ser expansível via microSD na maioria dos casos. Mas há modelos que não oferecem tantos benefícios.

Logo, vamos ver nesse post como podemos liberar espaço de armazenamento em smartphones com iOS ou Android.

 

No iOS

 

Quem tem um iPhone de 16 GB sofre de falta de espaço de armazenamento mais que os outros.

A primeira coisa a fazer é ir em Ajustes > Geral > Armazenamento e iCloud. Nessa tela, você pode ver quanto espaço de armazenamento temos em uso, e quanto resta disponível.

Para liberar espaço, acesse Gerenciar Armazenamento, e veja quais aplicativos ocupam maior quantidade de memória interna. E aqui, a não ser que você elimine o aplicativo, nada poderá fazer a partir desses ajustes.

Para liberar espaço de forma efetiva e sem remover os aplicativos, é preciso entrar individualmente nos ajustes de cada aplicativo e apagar os arquivos associados à eles (chats no WhatsApp, fotos no Instagram, músicas do Spotify, etc).

 

 

No Android

 

Vá em Ajustes > Armazenamento e Memória > Armazenamento, e veja o quanto de memória temos ocupada no dispositivo, e quanto cada aplicativo ocupa.

Clique em um dos aplicativos para ou eliminá-lo por completo ou para apagar o cache, para assim liberar espaço. Se o seu smartphone possui slot para cartões microSD, também é possível passar o armazenamento do aplicativo para esse cartão, no lugar de deixá-lo ocupando espaço de armazenamento interno.

 

 

Uma recomendação para os dois casos

 

Uma boa limpeza periódica pode prevenir situações catastróficas. Realizar esse procedimento de tempos em tempos, revisando a situação dos principais dispositivos ou aproveitando o gerenciamento de armazenamento na nuvem como Dropbox ou Google Drive para os arquivos mais pesados podem ser medidas muito interessantes.