O Windows 10 April 2018 Update foi liberado, e está disponível através das atualizações do Windows Update. É possível que a Microsoft também libere um pacote de correção geral de bugs que apareceram na nova versão.

O software não apenas exige uma boa quantidade de capacidade de armazenamento interno disponível para a atualização, mas também deixa rastros de sua instalação, que ocupam um grande espaço, e que não são removidas automaticamente.

Não é um problema nos PCs com grandes unidades de armazenamento, mas em notebooks com SSD pode ser uma questão crítica, já que o update armazena até 30 GB de espaço.

Felizmente, é simples liberar o armazenamento depois da atualização do Windows 10, com os passos a seguir:

– Em Iniciar > Ferramentas administrativas, procure a Limpeza de Disco. – Selecione a unidade onde você deseja liberar espaço (normalmente é a unidade C:).
– Clique em ‘limpar arquivos do sistema’.
– Marque o item ‘instalações prévias do Windows’. Além disso,e scolha outros itens como arquivos temporários, lixeira, registros de instalação, arquivos não críticos do Windows Defender, entre outros.
– Confirme tudo, e uma grande quantidade de capacidade de armazenamento do seu equipamento será liberada.

Outra forma de fazer isso é na configuração geral do sistema, em Configurações > Sistema > Armazenamento > Sensor de armazenamento > Liberar espaço agora. Busque o item ‘instalações anteriores do Windows’, e recupere muitos GBs no processo.