windows 10

Uma das mudanças mais significativas do Windows 10 é que ele ocupa menos espaço em disco. Mas sempre é possível liberar ainda mais espaço, algo muito bem vindo para muitos usuários.

Nesse post, mostramos como você pode conseguir isso com um truque simples.

O usuário pode reinstalar o Windows sem ter acesso a qualquer imagem do mesmo. O sistema pode ser regenerado para o modo de fábrica de forma rápida e simples.

Isso é possível graças aos arquivos de sistema, que recupera o equipamento por completo. No Windows 10, esse sistema de arquivo de reserva pode ser comprimido, ocupando assim menos espaço em disco.

ALERTA

Por se tratar de alterações no sistema operacional, não nos responsabilizamos por sua execução. Sempre faça um backup ou ponto de restauração do Windows 10 para evitar problemas.

Para ganhar algum espaço extra, recorra a uma nova função de compressão, em um mecanismo chamado Compact OS. Para ativá-lo, abra uma janela de Gerenciador de Arquivos e execute o comando abaixo:

 

COMPACT.EXE /CompactOS:always

 

Se você pretende acompanhar o processo de compressão de arquivos, verifique se o Windows 10 é o original (ou onde o serial está instalado e se há divergências de dados. O processo de recuperação é lento, assim como o processo também não.

No final do processo, o ganho de espaço no Windows 10 é significativo, mas os resultados podem variar.

No final do processo vão conseguir ter um ganho significativo no espaço livre do vosso disco. Tudo depende da vossa máquina e da instalação do Windows 10 que têm no vosso computador.

Se precisar acessar aos arquivos comprimidos ou não, ou se sentem seguros com o processo que acabam a realizar. Todo o processo pode ser revertido a qualquer momento com o comando a seguir:

 

COMPACT.EXE /CompactOS:never

 

Muita gente pode achar esse espaço ganho algo insignificante, mas para aqueles que contam apenas com 2 GB ou 3 GB certamente fará muita diferença. Logo, a dica é válida.