Sim, o iOS 12 foi anunciado na WWDC 2018 e a beta do sistema operacional móvel da Apple já está disponível para desenvolvedores e curiosos. Nesse post, mostramos como você pode instalar o novo software no seu iPhone ou iPad.

Mas antes, aqueles alertas de sempre.

É a primeira beta do iOS 12, ou seja, o software pode apresentar problemas de estabilidade, reinicializações aleatórias, falhas em aplicativos, bugs, ausência de funções e consumo excessivo de bateria.

Ou seja, instale o software por sua conta e risco, e assuma as consequências disso.

 

 

Para começar, verifique se o seu dispositivo é compatível com o iOS 12. A Apple confirmou que todos os modelos que hoje são compatíveis com o iOS 11 estão aptos a receber a nova versão.

Lista a seguir:

iPhone X
iPhone 8
iPhone 8 Plus
iPhone 7
iPhone 7 Plus
iPhone 6s
iPhone 6s Plus
iPhone 6
iPhone 6 Plus
iPhone SE
iPhone 5s
iPad Pro 12,9″ (segunda geração)
iPad Pro 12,9″ (primeira geração)
iPad Pro 10,5″
iPad Pro 9,7″
iPad Air 2
iPad Air
iPad 2017
iPad 2018
iPad mini 4
iPad mini 3
iPad mini 2
iPod touch sexta geração

Lembrando que durante o processo de instalação, algo pode dar errado, e você pode ser obrigado a restaurar o seu dispositivo. Ou seja, sempre faça um backup dos seus dados via iTunes.

Para quem tem o iCloud ativo por completo, tudo está armazenado na nuvem, o que garante os dados salvos em segurança.

 

 

É recomendado que você instale o iOS 12 do zero, sem carregar uma cópia de segurança anterior, para um melhor funcionamento de um software beta. Para quem tem arquivos dentro de alguns aplicativos, faça a cópia de segurança em algum outro serviço na nuvem (Dropbox, Google Drive, OneDrive, etc). A regra também vale para os seus dados no WhatsAp, que podem ter cópias de segurança no iCloud ou no Google Drive.

Os desenvolvedores podem fazer o download do beta do iOS 12 no portal de desenvolvedores, baixando o certificado nesse link, onde o download estará disponível.

Para quem não é desenvolvedor, más notícias. A Apple só vai lançar a beta pública do iOS 12 no final de junho, e se sua pressa é enorme, só te resta buscar algum certificado de desenvolvedor do iOS na internet.

 

 

Para quem pode esperar pela beta pública, pode passar primeiro no programa de registro para testes da Apple, digitar os seus dados de Apple ID e fazer parte dos usuários do programa de betas públicas.

O processo de registro precisa ser feito a partir do próprio dispositivo. Uma vez disponível o certificado, pode fazer o download diretamente no dispositivo onde você quer instalar o software.

Uma vez baixado o certificado e instalado corretamente, reinicialize o dispositivo. Depois, vá em Ajustes > Geral > Atualização de software. Ali, deve aparecer a primeira beta do iOS 12, assim como todas as betas que a Apple vai lançar até a versão final do software.