windows-10-home

O modo seguro do Windows, também chamado de ‘à prova de erros’ ou ‘inicialização avançada’ é uma forma de inicializar o sistema operacional com a carga apenas dos controladores e serviços mais básicos, e é útil para encontrar e resolver problemas do sistema operacional que não são possíveis de resolver com uma inicialização normal.

Até o Windows 7, o seu acesso era muito simples, pressionando a tecla F8 durante a inicialização. Com o Windows 8, o modo de acesso mudou, e é basicamente o mesmo que o Windows 10 apresenta. Esse post mostra um passo a passo resumido, onde revisamos as diferentes formas de acessar esse modo de recuperação.

 

SHIFT + F8 (para alguns equipamentos)

É o método mais simples e próximo do popular F8, mas em compensação não funciona em uma boa parte de equipamentos. É uma combinação correta, mas segundo a Microsoft, a rapidez das novas BIOS UEFI somadas a uma unidade SSD não deixam tempo suficiente para interromper o processo de arranque do sistema operacional. Mas é a primeira opção que você pode tentar.

 

Msconfig.exe

Um comando importante do Windows. Utilizamos a combinação de teclas ‘Windows + R’ para acessar o comando executar, e digitamos ‘msconfig’. Vamos para a aba ‘inicialização’ e nas opções selecionamos ‘inicialização à prova de erros-mínimo’. Aplicamos, confirmamos com OK e reiniciamos para entrar no modo seguro. A mudança para o modo ‘normal’ de inicialização é feita no mesmo lugar, desativando a ação anterior.

 

SHIFT + Reiniciar

Na tela inicial do Windows, clique no ícone de energia, mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique em ‘Reiniciar’. Na próxima tela, escolha a opção ‘Resolução de problemas/Opções avançadas/Configuração de Inicialização’. Ao reiniciar, vai aparecer um menu que permite o acesso ao Windows 10 em diferentes modos de inicialização.

 

Mídias de instalação ou recuperação do sistema

As mídias de instalação do Windows em DVD ou pendrive também oferecem acesso à inicialização avançada, na opção ‘reparar o equipamento’, no lugar da própria instalação. É um método mais lento que os anteriores, mas é útil no caso de um problema grave com o sistema impedir a inicialização do mesmo.