anuncios-locais-google-maps-mobile

Os serviços da Google não são de graça, e você já deve saber disso a essa altura do campeonato. Nenhum serviço ou aplicativo da gigante de Mountain View se paga com downloads ou joínhas, e sim com publicidade. Todas as ferramentas deles são monetizadas com pequenos anúncios que invadem, cedo ou tarde, os seus serviços. E a partir de agora, sempre que você procurar um endereço de um determinado local do Google Mapas, você vai ver uma propaganda de algum estabelecimento da região correspondente.

A Google anunciou que os aplicativos do Google Mapas para iOS e Android receberão em breve mais uma atualização, cuja a principal novidade será a exibição de publicidade durante as buscas de endereços. Isso pode ser algo bem chato, então, para tentar limpar a barra deles, um post publicado no blog oficial do aplicativo explica como tudo vai funcionar.

Quando você fizer uma busca no Google Mapas e enquanto você se desloca para o seu destino, um pequeno quadro de cor mais clara, com um título e a etiqueta AD vai aparecer, indicando que é um anúncio de algo que está naquela região, com uma breve descrição do que se trata. Aqui também será indicado quanto tempo vai levar para você chegar à esse local em questão, caso você resolva mudar a sua rota para lá.

Para ver mais informações sobre aquele local, basta você clicar sobre o quadro, para ver mais informações. Aí sim, uma janela maior vai mostrar dados como críticas ao estabelecimento (positivas e/ou negativas), pontuação (ranking), reviews, análise e opiniões via Zagat, e outros dados como o link para a página oficial, ou para compartilhar aqueles dados com as redes sociais.

Os anúncios serão gerados via AdWords, e os anunciantes interessados deverão pagar os anúncios no formato CPC (Custo Por Clique). A Google não informou quando que os anúncios vão começara a aparecer para os usuários, mas já é de se imaginar que sua frequência vai depender das campanhas que serão inseridas em determinados locais do planeta.

Se por um lado o recurso pode ser bem útil na hora de conhecer estabelecimentos em locais que você não conhece (principalmente durante as férias), por outro, o recurso pode ser intrusivo, uma vez que reduz a área útil do aplicativo no smartphone. De qualquer forma, ele está aí. E vai ter muita gente reclamando e elogiando a chegada do recurso.

Via Google AdWords