manutenção windows 10 anniversary update

Recentemente falamos sobre as melhorias do antivírus da Microsoft integrado em sua nova versão para Windows 10 Anniversary Update. Usando a base do Security Essentials instalado no Windows 7, o Windows Defender estreou no Windows 8, e foi melhorando nas suas capacidades e características.

Uma dessas funções é o Windows Defender Offline, um modo de funcionamento especial e similar ao dos meios de inicialização para recuperação em um ambiente seguro, de modo que ele funciona antes da inicialização do sistema operacional, combatendo uma boa parte dos malwares que ficam ocultos na memória.

 

Como funciona o Windows Defender Offline

 

win_defender_offline1_16

 

O Windows Defender Offline oferece uma grande vantagem: você não precisa baixar nenhum arquivo ou gravar em mídia externa o software, pois está integrado no sistema operacional. Tudo o que você precisa fazer é executá-lo.

Dessa forma:

– Acesse a área de configuração do Windows 10, e a categoria Atualização e Segurança
– Selecione Windows Defender e acesse a opção Realizar Verificação sem conexão
– Execute. O sistema vai emitir uma notificação que sera encerrado e vai reiniciar
– O Windows 10 vai iniciar em um modo de recuperação, executando automaticamente o Windows Defender Offline

O software funciona como qualquer antivírus, atualizando seu banco de dados e escaneando o sistema. Se ele detecta um malware, vai pedir uma determinada ação para o usuário.

O Windows Defender Offline funciona muito bem no Windows 10. É simples de usar por conta de sua integração com o sistema, e pode ser muito útil como alternativa para as soluções com inicialização automática de remoção de malwares residentes na memória.