4g-na-coreia-do-sul

Não é segredo que países como Japão e Coreia do Sul contam com as redes móveis mais velozes do planeta. Mas não é todo mundo que se dá conta do real potencial dessas redes. Um estudo da Signals Research Group (SRG) utilizou o sistema de medição Accuver XCAL-Solo para examinar como se comporta uma das melhores redes urbanas do país asiático, sem a intervenção de operadoras nos tentes, e em condições reais de funcionamento.

A rede testada foi a LG U + LTE-Advanced de 300 Mbps, que funciona com agregação de três bandas: 2600 MHz (2 x 20 MHz), 2100 MHz (2 x 10 MHz) e 850 MHz (2 x 10 MHz). Foram quatro dias de testes que se alternaram nos modos de usuário caminhando, em um carro ou dentro do metrô de Seul, com dois smartphones LG G Flex 2, com chipset Qualcomm Snapdragon 810.

Os resultados? Para começar, a velocidade média de download é de 158 Mbps, com picos de 296.5 Mbps, ou seja, muito próximo do máximo teórico da rede (300 Mbps). Além disso, durante mais de 30% do tempo, a velocidade deo download ficou acima dos 200 Mbps.

4g-na-coreia-do-sul-02

 

Sobre o upload, a média ficou acima dos 44.4 Mbps, com picos de 48.8 Mbps, próximo da máxima teórica de 50 Mbps.

Os bons resultados acontecem principalmente por conta da alta densidade de estações base de alta capacidade, que permitem ter múltiplos usuários simultaneamente sem uma queda de velocidade. Para mais detalhes dos testes, é possível fazer o download do estudo em PDF, nesse link.

Obviamente, nem todas as redes da Coreia do Sul são tão potentes. Em zonas menos urbanas e fora da capital, as velocidades são inferiores. Porém, os resultados dão uma boa ideia sobre como as redes LTE-A são capazes, e como o nosso 4G está atrasado.

Agora, imaginem quando as redes 5G estiverem implementadas em quatro ou cinco anos…

Via Fiercewireless