windows-y-mac

Ainda que os serviços da nuvem estejam substituindo as soluções de armazenamento físico de forma progressiva, há muitos usuários que preferem utilizar pendrives ou discos externos para armazenar seus dados. Para quem trabalha com equipamentos Windows e Mac OS X, uma boa solução é ter um dispositivo externo apto para funcionar sem problemas com as duas plataformas.

O melhor sistema de arquivos para esse cenário é o exFAT, apresentado em 2006 e que se popularizou com o Windows Vista. É uma evolução do FAT, onde tentaram eliminar as limitações de armazenamento apresentadas no FAT32, mantendo aceitáveis as taxas de leitura e gravação.

Tanto o Windows como o Mac OS X oferecem compatibilidade nativa, mas para utilizá-lo em distribuições GNU/Linux, é necessário a instalação de um software específico.

guardar

Formatar uma unidade externa no Windows é algo muito fácil: clique com o botão direito a partir do explorador de arquivos e selecione a opção Formatar. Em Sistema de Arquivos, escolha exFAT e desmarque a opção de formatação rápida. Por fim, clique em Iniciar e, depois de alguns segundos, você terá a sua unidade pronta para utilizar em equipamentos com Windows e Mac OS X.

NOTA: Se você tem um Mac e precisa ler uma unidade em NTFS, existe uma opção chamada FUSE. Mais informações sobre esse projeto você encontra nesse link.