1331776061008

Esse é o videoclipe do momento, que todos estão falando nos últimos dias. O videoclipe da música ‘Upside Down & Inside Out’ do OK Go não para de se replicar no seu mural do Facebook ou na sua timeline do Twitter. Não é para menos.

A banda gravou o vídeo na Rússia durante um mês inteiro, dentro de um avião da S7 Airlines, capaz de alcançar a gravidade zero via voo parabólico. O videoclipe está disponível a seguir (para quem não viu, ou quem quer ver de novo), e esse post conta como foi feita essa loucura toda.

 

 

Esse tipo de avião facilita a reprodução de ambiente de gravidade zero para o treinamento de astronautas ou realização de pesquisas específicas. Para isso, o avião pratica a trajetória de manobra em gravidade zero na ascendente (em 45 graus) para depois se colocar em posição neutra (zero graus). A sensação de gravidade zero dura até que o avião em sua queda alcance os -30 graus, e depois eles repetem a manobra novamente.

trayectoria-gravedad-cero

O máximo período que é possível estar em modo de gravidade zero é de 27 segundos. Depois disso, é preciso esperar uns 5 minutos até que o avião se recupere para iniciar outra rotina. Como o objetivo era gravar o vídeo sem interrupções, eles gravaram durante 8 manobras seguidas, o que levou um total de 45 minutos. Nos períodos de queda, eles paravam a música.

Durante o videoclipe, é possível ver quando a gravidade volta, nos minutos 0:46, 1:06, 1:27, 1:48, 2:09, 2:30 e 2:50. Porém, os mais observadores verão que o tempo de gravidade zero não contam com uma diferença de 27 segundos. Isso aconteceu por que a canção “se move” em seções musicais com menos de 21 segundos de duração. Para adaptá-los, eles utilizaram um tempo de 72 batimentos por minuto (no lugar dos habituais 92.5 BPM), e depois o material foi acelerado em 28.47% para recuperar a velocidade normal

O blogger russo Alex Cheban teve a oportunidade de fazer fotos das filmagens do videoclipe, que ele publicou em sua página para deleite dos curiosos. Nelas, podemos ver várias cenas ocorridas durante o processo de gravação.

 

Via OKGO