músicas

Spotify e Google Play Music são duas enormes mãos na roda para os amantes de música. Porém, podem ser vampiros do seu pacote de dados. Mas sempre existe a possibilidade de baixar o conteúdo para ouvir em modo offline.

Mostramos como fazer isso nas duas plataformas nesse post.

 

 

Baixar músicas do Spotify no smartphone

 

Abra o aplicativo do Spotify e escolha onde você quer salvar esse conteúdo (armazenamento interno ou cartão microSD). No caso do iPhone não há escolha: sera no armazenamento interno do smartphone.

Em Configurações, vá em Armazenamento, e faça a sua escolha (no caso do Android). Também podemos escolher aqui a qualidade dos arquivos de áudio que vamos baixar. Quanto melhor a qualidade, maior será o espaço ocupado.

Agora, procure por um álbum ou uma playlist criada no Spotify e clique sobre ela para localizar as músicas. A partir daí, basta clicar em Download, e as músicas em questão serão armazenadas no seu telefone.

A música pode ser reproduzida em modo offline, desde que o mesmo esteja ativo no Aplicativo (em Biblioteca > Ícone de Engrenagem). Aqui, o Spotify vai deixar de se conectar à internet para reproduzir músicas, e para voltar a usar a internet para escutar as demais faixas não baixadas, temos que desativar o modo offline.

 

 

Baixar músicas do Google Play Music no smartphone

 

O processo é bem similar ao do Spotify. É preciso escolher onde a música será baixada (no caso do Android). Para isso, vá em Download, e escolha onde queremos os arquivos e em qual qualidade.

Procure por um álbum ou uma playlist, e clique sobre o ícone de flecha junto ao ícone dos três pontos verticais. O ícone vai mudar de cor cinza para laranja, e quando ele ficar completamente laranja é sinal que o download foi concluído.

Para reproduzir apenas as músicas baixadas, também é preciso ativar o modo offline na Google Play Music. As músicas baixadas aparecerão nas playlists automáticas, e podem ser reproduzidas sem qualquer consumo de gastos.